TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas Aproveitam Lixo De Aterros Transformando-o Em Energia Elétrica

Trabalho Universitário: Usinas Aproveitam Lixo De Aterros Transformando-o Em Energia Elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Energia que vem do lixo

Usinas aproveitam lixo de aterros transformando-o em energia elétrica

Pesquisadores têm estudado a viabilidade do processo de transformar lixo em energia elétrica através de um processo limpo, sustentável e ainda por cima rentável. O lixo orgânico produzido nas cidades atualmente representa mais da metade de todos os resíduos dos centros urbanos. Ao ser destinado aos aterros sanitários, esse lixo sofre naturalmente um processo chamado de digestão anaeróbia(microorganismos) que sobrevivem na ausência de oxigênio e realizam a decomposição da matéria orgânica. O resultado desse processo natural é o biogás, um composto cujos principais gases são o gás carbônico (CO2) e o metano (CH4).

Devido à toxidez do metano e por ser um dos principais gases causadores do efeito estufa, boa parte dos aterros já fazem a queima simples dele. Ou seja, os coletores levam o gás à superfície, onde ele é queimado. Porém, sendo um gás com alto poder de combustão, ele pode ser destinado para sistema de geração de energia. A energia pode ser gerada de duas formas através do biogás. Ou por motores de combustão interna ou por turbinas a vapor (nos quais a água é aquecida pela queima do gás e impulsiona a turbina para a geração de energia).

Essa queima do gás metano resulta em gás carbônico, que tem um potencial causador do efeito estufa 21 vezes menor. Assim, mesmo que não se gere energia da queima do gás, é recomendado que ele seja queimado para minimizar os danos.

http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao21/materia6_detalhe.php

Metano

O Metano, conhecido também como biogás, se classifica como um hidrocarboneto (composto apenas por carbono e hidrogênio).

Propriedades físicas do Metano

O metano é um gás inodoro e incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade em água, e está contida em quase todos os gases naturais.

Fontes de gás metano:

• Decomposição de resíduos orgânicos;

• Extração de combustível mineral;

• Processo de digestão em animais herbívoros;

Os resíduos de animais e plantas que se depositam no fundo de rios e mares se transformam em gás metano, como também os alimentos ingeridos por ruminantes. Ao final da digestão, bois e vacas podem exalar um cheiro nada agradável, é o gás metano.

A extração de metano de depósitos geológicos possibilita o aparecimento de um combustível mineral, este pode ser usado com uma fonte de energia alternativa.

Obtenção de Metano

Este composto pode ser extraído de fontes naturais como, por exemplo, dos pântanos, ou por aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.

Propriedades químicas do gás metano

O metano forma um radical metila (CH3), que reage com o oxigênio, daí a facilidade de entrar em combustão. Acompanhe a equação do processo:

CH4 + O2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com