TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

V De Vingança

Casos: V De Vingança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  212 Visualizações

Um filme que nos dá uma imagem de uma ditadura futurista, no ano de 2020 em Inglaterra, da forma como se reprime um povo, com base na mentira e promiscuidade (existindo só dois lados), do poder do dinheiro e o medo do povo.

O filme roda em torno de uma data, que em Inglaterra “celebra a Conspiração da Pólvora (Gunpowder Plot) ocorrido em 5 de Novembro de 1605, em que um grupo de católicos conspirou contra o rei Jaime I (protestante).”

“V”, personagem principal, retrata um reprimido revoltoso que decide acabar com a ditadura e apela à ajuda do povo, fazendo-o ver no que o regime os tornou, inspirando-se na Conspiração da Pólvora.

Um retrato de uma ditadura com uma total falta de liberdade de expressão, um povo reprimido, onde não se podia falar mal do “governo”pois estava constantemente a ser vigiado, o poder da comunicação social nas mãos do ditador, onde só as noticias relevantes para o poder eram transmitidas, por sua vez, a televisão só servia o poder com programas de carácter psicológico para “vender” a ideologia ditatorial.

Mas todas as ditaduras têm que ter um fim para poder prevalecer a democracia, que embora imperfeita é democracia. Extraí uma frase do filme que se enquadra totalmente na definição da palavra democracia “ O povo não deve ter medo dos governos, os governos é que devem ter medo do povo”.

Por fim deixo aberto ao debate uma pergunta também extraída do filme em relação à revolta e à vingança de um povo reprimido “

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com