TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VPLETIR

Ensaio: VPLETIR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Ensaio  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES DISSERTATIVAS

1. O balanço de pagamentos registra os valores de todas as transações internacionais efetuada por um país, destacando os pagamentos pelos vários tipos de operações realizados entre residentes e não residentes em determinado período. Sendo assim, descreva quais os principais resultados que podem ser extraídos dessa estrutura. Justifique sua resposta discorrendo sobre a forma de apuração dos mesmos. (Pág, 29-30).

R: As transações realizadas elas podem apresentar no final, tanto positivo quanto negativo. Se positivo, tem-se um superávit, indicando que entraram mais divisas no país do que saíram. Se negativo indica um volume maior de saídas em relação à entrada de divisas. Sua estrutura segue o sistema contábil, em que são registradas os débitos e créditos. Seu cálculo é baseado somando A (balança comercial) + B (balança de serviços) + C (transferência unilaterais + E (movimento de capitais) + F (erros e omissões) = resultando no (saldo final da balança). Ou seja, se os resultados financeiros da balança comercial e da balança de serviços, somados aos das transferências unilaterais, forem negativo, este déficit deve ser coberto por alguma das rubricas da conta movimento de capitais, provavelmente empréstimos e financiamentos, ou investimentos diretos.

2. Toda economia mede seus resultados pro meio de índices, os quais quantificam desde os níveis de produção até o consumo. Quando mensuramos a inflação no Brasil, temos divulgado no mercado financeiro as variações dos preços, os indicadores relacionados a essa variação são: IGP-M; IGP-DI; IPC-FIPE; IPA; INPC E IPCA. Sobre os citados, indique como é feita a sua apuração, e, explique as principais aplicações dos mesmo.

R: IGP são os índice geral de preço. Em relação ao IGP-M: abrange as variações de preços entre o dia 21 do mês anterior ao de referência e o dia 20 do mês de referência. É o índice mais utilizado com indexador financeiro, principalmente para títulos de dívida pública federal. Também corrige preços administrados.

IGP-DI: abrange as variações de preço entre o primeiro e o último dia do mês de referência. É tradicional, usado contratualmente para a correção de determinados preços administrados.

IPA: índice de preço por atacados.

IPC-FIPE: apesar de restrito ao município de São Paulo, tem peculiaridade metodológicas e de divulgação que reforçam sua importância.

INPC: índice nacional de preços ao consumidor. Mais utilizado em dissídios salariais, pois mede à variação de preços para quem esta na faixa salarial de até 6 salários mínimos.

IPCA: índice de preços ao consumidor ampliado. Mais relevante do ponto de vista de política econômica, sendo o índice de preços selecionado pelo conselho monetário nacional, como referência para o sistema de metas de inflação.

Questões objetivas

1. O BACEN administra a política monetária por intermédio de instrumentos clássicos de controle monetário. Esses controles permitem a interferência no meio de circulação monetária, viabilizando de forma legal o recolhimento ou injeção de moeda. Sobre essas ferramentas podem dizer que:

a) O recolhimento compulsório só é utilizado para sobre os meios de pagamento de moeda escritural, sendo assim não afeta o multiplicado bancário.

b) As operações de mercado aberto – open Market – tem como principal característica a baixa flexibilidade e dinamismo reduzido devido aos processos de compensação por meio da CBLC.

c) Os principais objetivos a serem alcançado com as operações de mercado aberto são o controle diário da oferta e a manipulação de determinadas taxas.

d) Punir a ausência de recursos financeiros para liquidação das compensações interbancárias enquanto se preserva a liquidez dos bancos é o único motivo da utilização do redesconto como ferramenta.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

2. Dentre os índices de preço abaixo, qual deles é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é utilizado como referência para a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN):

a) Índice Geral de Preço 10 – IGP-10.

b) Índice Nacional de Custo de Construção – INCC.

c) Índice Geral de Preços do Mercado – IGP-M.

d) Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

3) Política econômica é o conjunto de medidas tomadas pelo governo de um país com o objetivo de atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Em outras palavras, são intervenções do governo na economia com o objetivo de alcançar determinados. Sobre as políticas econômicas podemos afirmar que:

I. Crescimento econômico; Elevação e distribuição do nível de renda; Controle dos preços (inflação) podem ser considerados como objetivos da politica econômica.

II. A política econômica procura satisfazer outras questões, tais como: equilíbrio das contas públicas e no balanço de pagamentos, aumento da produtividade, expansão de crédito etc.

III. Crescimento econômico e Elevação e distribuição do nível de renda não estão relacionados com as politicas econômicas, visto que estão relacionados diretamente com os interesses privados por isso não podem ser controlados por politicas.

IV. A inflação é alta de preços especifica de determinados grupos de produtos e serviços, por isso é possível ser acompanhada por meio de índices.

Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas:

a) Apenas as afirmações I e II estão corretas

b) Apenas a afirmação I está correta

c) Apenas as afirmações III e IV estão corretas

d) Apenas a afirmação IV está correta

e) Nenhuma das afirmações está correta.

4) Como os objetivos econômicos em geral são questões tratadas de forma interdependentes, medidas que buscam o atingimento de uns interferem nos restantes, de maneira complementar ou competitiva. Diversos instrumentos são utilizados pela política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com