TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vaicnação

Exames: Vaicnação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  6.022 Visualizações

Página 1 de 3

1º Qual a relação das ações de saúde publica adotadas nos períodos Colonial/Imperial e da Republica Velha com as questões econômicas e políticas?

Resp: No período colonial/ imperial existiam medidas que visavam minimizar os problemas de saúde publica que afetavam a produção econômica e prejudicavam o comercio internacional. Eram medidas que incluíam: saneamento de portos por onde escoavam as mercadorias a urbanização e infraestruturasnos centros urbanos de mais interesse econômico e que eram muitos insolubres e campanhas para debelar as epidemias frequentes e prejudiciais a produção que afetavam a imagem brasileira nos comércios internacionais.Na Republica Velha as ações de programas de saúde visavam ao controle das doenças epidêmicas, principalmente nas áreas fundamentais para a economia agrária exportadora e buscavam atrair os imigrantes para as lavouras do café e da industria incipiente, assim as ações de saneamento básico e infraestrutura eram realizados prioritariamente nos espaços de circulação demercadorias, especialmente nos portos de Santos e Rio de Janeiro.

2º Como o estado Brasileiro estrutura o sistema de saúde no período governado por Getulio Vagas.

Resp: Com as ações de caráter coletivo sob a gestão do Ministério da Saúde separadas das ações curativas e individuas vinculada ao IEPS reforçando a durabilidade do modelo assistencial. Destacava-se que a população de maior poder aquisitivo utilizava os serviços privados de saúde integrantes da medicina liberal crescente, enquanto a maioria da população não vinculada a previdência contava apenas com os escassos serviços públicos e das instituições de caridade alem das praticas populares de tratamento.

3º O que eram CAPS e os IAPS? Qual a importância que esses organismos tiveram para a consolidação do modelo assistencial medica-privatista no Brasil.

Resp: Caps era a caixa de aposentadoria e pensão que era financiadas com recursos das empresas do governo e dos empregadores e o controle era exercido por patrões alem dos benefícios previdenciários, a assistência medica dos trabalhadores segurados e seus familiares, já o Iaps era o instituto de aposentadoria e pensão criado no governo de Getulio Vagas vinculado aoministério do trabalho foram criados vários institutos agora não mais por empresas e sim por categorias profissionais: dos marinheiros, dos bancários, dos comerciários entre outros. Esses institutos foram muito importantes para que os trabalhadores tivesse acesso a medicina-privatista.

4ºQuais as características consolidadas no sistema de saúde brasileiro ao longo da historia e especialmente no período do regime militar?

Resp: Politica de saúde ,campanhas sanitárias ,ações de saneamento básico,osanitarismocampanhista e o curativo privatista,criação do instituto nacional de previdência e assistência social,subordinado ao ministério do trabalho e previdência social,criação do fundo de apoio ao desenvolvimento social,elaborou o plano de pronta ação,gerou o projeto denominado prev-saúde.

5ºO que significou o movimento de reforma sanitária e quais eram os seus objetivos e as suas conquistas obtidas nos anos 80?

Resp:A criação de um sistema único de saúde ,acabando com o duplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com