TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vasos Comunicantes

Artigos Científicos: Vasos Comunicantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Neste experimento temos vasos que se comunicam entre si através de tubos, os líquidos dentro do tubo são submetidos à mesma pressão tendo em vista que o nível sempre é o mesmo.

1. INTRODUÇÃO

No experimento nós iremos encher os vasos comunicantes com água limpa até a demarcação e depois vamos analisar e ver se está no mesmo nível e assim verificarmos se a teoria dos vasos comunicantes é verdadeira.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O físico italiano Evangelista Torricelli (1608 – 1647), demonstrou que a pressão atmosférica ao nível do mar é igual à pressão exercida por uma coluna de 76 cm de altura. Ele pegou um tubo de vidro grande, com uma das pontas fechadas, e encheu esse tubo até a boca de mercúrio. Depois, resolveu tampar a outra ponta do tubo, colocando-a em uma bacia cheia de mercúrio. Com isso ele soltou a ponta que estava aberta e percebeu que o mercúrio ia descendo até chegar a um nível de aproximadamente 76 centímetros. Como resultado ele pôde observar que acima do mercúrio tinha um vácuo, e que quando o mercúrio chegou ao nível de aproximadamente 76 cm ele parou de descer, pois seu peso ficou equilibrado através da força que a pressão do ar aplica na superfície de mercúrio na bacia. Ou seja, 1atm é igual a 76 cm de mercúrio. Esse experimento deu origem ao Barômetro de Torricelli, que tem como finalidade medir a pressão atmosférica.

Simon Stevin foi um físico e matemático belga que concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século 16, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Entre outras coisas, ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.

A lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos, como dito anteriormente na introdução. Como sabemos dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a observar, tais como: massa específica (densidade), aceleração gravitacional local (g) e altura da coluna de líquido.

2.1. FIGURAS

Figura 1 – Vasos comunicantes em nível de 0

Figura 2 – Vasos comunicantes em nível de 10 para a direita

Figura 3 – Vasos Comunicantes em nível 10 para a esquerda

Figura 4 – Vasos comunicantes em nível com nível de bolha

3. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

Antes de começar o experimento, nivelamos os vasos comunicantes com um nível de bolha (Figura 4) para reduzir a margem de erro.

Ao enchermos os vasos comunicantes com água limpe até o ponto indicado por uma linha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com