TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ventilação Mecanica

Exames: Ventilação Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  9.519 Palavras (39 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 39

Assistência Sistematizada de Enfermagem ao Cliente sob Ventilação Mecânica.

Assistência de Enfermagem ao Paciente em Ventilação Mecânica

Universidade do Estado de Mato Grosso

2008

CAPÍTULO I

A ventilação mecânica assistida necessita de ter um serviço prestado pela enfermagem de qualidade, porque o paciente tem respiração artificial como suporte fundamental de vida.

Nesse sentido, torna-se necessário o estudo para sistematizar e aperfeiçoar o atendimento ao usuário. Considerando a experiência profissional como técnica de enfermagem, observei que quando o usuário está em ventilação mecânica, os cuidados adequados da assistência de enfermagem é imprescindível à manutenção da vida. Desta forma, observa-se a necessidade de fazer uma pesquisa bibliográfica.

Sabemos que em uma UTI é obrigatório conciliar a utilidade de recursos com os avanços técnicos e científicos mais atualizados, sendo assim de suma importância que a equipe execute a manipulação dos equipamentos e procedimentos, não apenas tendo conhecimento das técnicas a serem realizadas, mas também demonstrar a importância do enfermeiro na assistência aos pacientes em ventilação mecânica no ambiente intra-hospitalar.

A indicação de ventilação mecânica se faz quando a atividade respiratória esteja ausente ou incapaz de assegurar as trocas gasosas em níveis compatíveis com a vida. As intervenções de Enfermagem para minimizar os efeitos adversos da instalação e manutenção da assistência respiratória incluem a monitorização dos parâmetros ventilatórios, o controle das condições gerais do paciente, a umidificação e aquecimento dos gases inalados, a mobilização e remoção de secreções. Este trabalho tem o propósito de atualizar os conhecimentos sobre conceitos e indicações da ventilação mecânica artificial; características dos equipamentos; modos ventilatórios; recomendações para prevenção de infecção e planejamento da assistência de enfermagem.

CAPÍTULO II

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

Abdellah descreveu a enfermagem como um serviço aos indivíduos, às famílias e, conseqüentemente, à sociedade. A enfermagem baseia-se numa arte e numa ciência que moldam atitudes, competências intelectuais e habilidades técnicas do enfermeiro, no desejo e capacidade de ajudar pessoas, doentes ou não, a lidarem com suas necessidades de saúde. Podendo ser executada mediante orientação média geral ou específica.

De acordo com Abdellah, a enfermagem baseia-se numa arte e numa ciência que moldam atitudes, competências intelectuais e habilidades técnicas do enfermeiro, no desejo e capacidade de ajudar pessoas, doentes ou não, a lidarem com suas necessidades de saúde. A enfermagem pode ser executada mediante orientação média geral ou específica. Como um serviço abrangente. (Carraro, 2002, p 6 e 7).

O elemento fundamental na teoria de Abdellah é a identificação dos problemas de enfermagem do paciente. Para auxiliar a identificação, foi definida a necessidade de uma classificação sistemática desses problemas apresentados pelo cliente. Acreditou-se ser possível classificá-los nas três categorias principais, a seguir:

Necessidades físicas, sociológicas e emocionais do paciente;

Tipos de relações interpessoais entre a enfermeira e o paciente;

Elementos comuns de cuidado ao paciente.

Durante um período de cinco anos, diversos estudos foram realizados para estabelecer a classificação. Como resultados da pesquisa, 21 grupos de problemas de enfermagem comuns foram identificados, e estão listados abaixo:

Manter boa higiene e conforto físico;

Promover a atividade ideal: exercício, repouso e sono;

Promover a segurança através da prevenção de acidentes, ferimentos ou outros traumatismos e através da prevenção da disseminação da infecção;

Manter a boa mecânica do corpo e prevenir e corrigir as deformidades;

Facilitar a manutenção de um suprimento de oxigênio para todas as células do corpo;

Facilitar a manutenção da nutrição de todas as células do corpo;

Facilitar a manutenção da eliminação;

Facilitar a manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico;

Reconhecer as reações fisiológicas do corpo às condições da doença – patológicas, fisiológicas e compensatórias;

Facilitar a manutenção dos mecanismos e das funções reguladoras;

Facilitar a manutenção da função sensorial;

Identificar e aceitar as expressões positivas e negativas, os sentimentos e as reações;

Identificar e aceitar o inter-relacionamento de emoções e doenças orgânicas;

Facilitar a manutenção efetiva da comunicação verbal e não verbal;

Promover o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais produtivos;

Facilitar o progresso em direção à obtenção de metas espirituais pessoais;

Criar e/ou manter um ambiente terapêutico;

Facilitar a conscientização de si mesmo como indivíduo com necessidades físicas, emocionais e de desenvolvimento variadas;

Aceitar as metas ideais possíveis à luz das limitações físicas e emocionai;

Usar os recursos comunitários como um auxílio na resolução dos problemas que surgem com a doença;

Compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com