TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vertedores

Trabalho Escolar: Vertedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 2

Vertedores (ou vertedouros) são componentes importantes de barragens. Podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas pelos quais um líquido escoa. Em outros termos, são conceituados também como orifícios de grandes dimensões, sem a aresta do topo, fazendo, então, que a passagem da veia líquida se dê em contato com a pressão atmosférica.

A funcionalidade de um vertedor é medir ou controlar o escoamento de uma vazão por um canal ou por uma barragem. Nas barragens, os vertedores permitem o escoamento do excesso de água, de forma a mantê-las seguras de enchentes, garantindo a integridade de sua estrutura. Quantos aos materiais constituintes, os vertedores são usualmente executados em concreto, utilizando-se também, em algumas obras, gabiões, alvenaria, aço e madeira.Dependendo da localização, os vertedores podem ser implementados no corpo da barragem ou de forma independente desta. O primeiro caso corresponde às barragens de concreto. O segundo refere-se às barragens em terra, ou enrugamento, visto as possibilidades de recalques caso o vertedor seja construído no seu corpo. Quanto às condições de operação, pode-se ter vertedores de serviço ou de emergência. Barragens que possuem estes dois tipos funcionam utilizando os vertedores de serviço para descarregar vazões mais frequentes e um vertedor de emergência para descarregar apenas as grandes cheias.

Na parte experimental pode determinar a vazão no vertedor retangular com duas contrações, a vazão no tubo diafragma e compara as vazões em termos de erros. Ainda com uma trena obter as medidas de m.c.a (metro de coluna d’água), onde com a largura e o comprimento do corpo d’água, determinar a vazão.Em hidráulica, vertedor é um canal artificial executado com a finalidade de conduzir seguramente a água através de uma barreira, que geralmente é uma barragem, ou ele é destinado a auxiliar na medição da vazão de um dado fluxo de água.O excesso de água acumulada em um reservatório de uma barragem seja de uma usina hidrelétrica ou de outra barragem qualquer (irrigação, abastecimento, navegação etc.) deve ser extravasada de forma segura por um canal ou túnel, de montante para a jusante. Neste sentido, o vertedor é o órgão de segurança da represa.Um vertedor com duas contrações, a vazão teórica e a vazão real são menores do que a vazão teórica e vazão real de um vertedor sem contração, ou seja, quanto maior a quantidade de vertedores menor será a vazão no caso de vertedor retangular. Outras análises devem ser feitas para cada geometria de um vertedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com