TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vonpar S/A

Tese: Vonpar S/A. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

1-Quem é a Vonpar S/A?(faça um breve relato de seu histórico com imagens)

Vonpar S/A é uma empresa de bebidas e alimentos localizada na região sul do país. Em seu portfólio estão presentes grandes marcas a Coca-Cola e Heineken. Sua história começou em 1948, por João Jacob Vontobel, que nesse ano criou a refrigerante Laranjinha; Em 1956 iniciou a produção do refrigerante de uva “Grapette”, seis anos depois foi a primeira vez que a empresa produziu Coca-Cola, anos depois tornou-se franqueada da mesma marca. Nessa mesma década iniciou a produção de Água Mineral Minuano, e também, a Minuano limão (refrigerante). Nos anos 80, começaram a produção das cervejas Heineken (Kaiser).

2-Demonstre como esta empresa aplica a Gestão da Cadeia de Suprimentos e que ferramentas utiliza para ajuda-la nestas ações de projetar cenários futuros?

A empresa faz a cadeia de suprimento de forma integrada, através de seu sistema da informação Infor SCM Supply Designer, utilizado pela Vonpar desde 1996, e o nome do programa era Cola II, desenvolvida pela Caps Logistic em parceria com a The Coca-Cola Company, sediada em Atlanta, com o objetivo de auxiliar a empresa nos estudos para escolher a melhor localização para se instalar, como, a entrada dela em um novo país. O sistema passou por atualizações, foi vendida diversas vezes, teve vários nomes, até que a Infor comprou o programa, cujo nome atual é o Infor SCM Supply Designer. Essa é uma ferramenta de planejamento estratégico, que é feita através de algoritmos de otimização, minimizando os custos globais de logística, e tem como objetivo fazer otimização solucionando os entraves causados em diversas áreas da cadeia logística Os setores que o sistema atua vai desde a criação e fechamento de novas plantas, centros de distribuição, linhas de fabricação e transit poin, e também, utilizada para a malha logística, otimizando as redes de distribuição, origem e destino. Todos esses estudos são feitos por meio dos custos de cada departamento e, assim, é possível analisar os custos, fazendo projeções futuras com expectativas de 5 anos.

3)Comente o fator da “ Reviravolta na indústria dos refrigerantes” e as ações estratégicas tomadas ?

A “Reviravolta na Indústria dos refrigerantes” ocorreu no início dos anos 90, com o surgimento das garrafas PET (politereftalato de etileno), pois até meados de 1992, os refrigerantes eram vendidos nas garrafas retornáveis de vidro, que voltaram ao mercado, por uma questão e visão de sustentabilidade, agora em 2011.

A principal ação tomada pela Vonpar foi a reavaliação da localização das unidades industriais, pelo fato de que a localidade de suas fábricas e centros de distribuição estavam organizadas em prol da logística reversa de embalagens retornáveis, então se localizavam num raio de 200 a 300km para que seus caminhões retornassem diariamente às fabricas, então com a inserção das garrafas PET, não tinha mais a necessidade de ter centros de distribuição e fábricas tão próximos um dos outros, mudando, assim, o perfil da logística de distribuição. Então através de ferramenta de T.I, foi possível verificar que não era necessário as todas as fabricas que a empresa possuía, então foram feitos estudos para ver as rentabilidades e as finanças de cada unidade para saber quais seriam mantidas e quais iriam fechar sua portas. Algumas unidades viraram centro de distribuição e outros foram relocados.

4) Quais as ações tomadas relacionadas a apuração e otimização de emissão de carbono?

A geração de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes da produção de bens ou prestação de serviço, podem ser compensadas através da compra de créditos de carbono no mercado. Esta prática é comumente conhecida como “neutralização de emissões” que tem como principal objetivo minimizar o impacto gerado pela produção de bens e prestação de serviços, uma vez que essas emissões não puderam ser reduzidas e/ou evitadas. Para a compensação de emissões de GEE é essencial que a quantificação desses gases seja feita de forma mais correta e transparente possível. Isso signifca que utilizar uma metodologia reconhecida e obter a validação de uma terceira parte é essencial para a garantia e credibilidade do número gerado.

Controle de Emissão de Carbono

É uma medida que permite às indústrias e nações reduzirem seus índices de emissão de GEE por um sistema de compensação. Um crédito de carbono equivale à redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com