TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

Trabalho Universitário: Vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 2

nesta quinzena você estudou sobre a importância da proposta pedagógica das escolas de Educação Infantil, fazendo uma articulação entre o cuidar, brincar e educar por meio de situações orientadas. A intencionalidade do fazer educativo deve partir do professor/educador que irá mediar o conhecimento da criança. Portanto, “sustentar o caráter pedagógico da Educação Infantil é articular o cuidar e o educar“.

Assinale as alternativas corretas levando em consideração as afirmativas acima.

I- A intencionalidade do fazer educativo deve partir das atividades pedagógicas sem a mediação do adulto. P20

II- Essa organização da prática pedagógica possui caráter instrumental e didático possibilitando o desenvolvimento e a construção do conhecimento da criança.

III- É fundamental perceber que a construção do conhecimento se processa de maneira integrada e global, sendo que há inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados com as crianças.

IV- Construir uma Educação Infantil com função pedagógica significa articular o cuidar e o educar através da oferta de jogos e brincadeiras sem intencionalidade porque brincar faz parte da vida infantil.

V- Construir uma Educação Infantil com função pedagógica significa ainda articular o cuidar e o educar no qual a criança possa brincar, jogar e, acima de tudo, pensar, respeitando sua maturação física, sua autonomia e sua criatividade. P20

As afirmativas corretas são:

III e V, apenas; II, III e V, apenas; I, II, III, IV e V; I, III e IV, apenas; I e V, apenas;

1ª ACQA QUESTÃO 01

Elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI, tem a intenção de ser um guia de cunho educacional, que auxilia no trabalho com crianças de 0 a 6 anos.

O RCNEI é composto por três volumes. Quais são estes volumes e quais os objetivos de cada um?

O RCN para a Educação Infantil é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país. O primeiro, intitulado Introdução, traz reflexões sobre creches e pré-escolas brasileiras, infância, educação e profissionalização, além do referencial teórico que sustenta a obra. O segundo volume intitula-se “Formação pessoal e social” e trata dos processos de construção da identidade e autonomia das crianças. O terceiro volume, com o título “Conhecimento de Mundo”, traz seis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com