TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VÁLIDAMENTE

Relatório de pesquisa: VÁLIDAMENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

MANJERICÃO

• Nomes Populares: Manjericão, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca de jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca d’América, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão de folha larga, Manjericão de molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande.

• Família: Lamiaceae

• Categoria: Ervas Condimentares, Medicinal, Plantas Hortícolas

• Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

• Origem: Ásia, Índia

• Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros

• Luminosidade: Sol Pleno

• Ciclo de Vida: Perene

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. È da família das Labiadas originária dos países tropicais. È conhecida também, sob os nomes de manjericão dos cozinheiros, manjericão de folha larga, manjericão de molho, manjericão-grande, remédio-de-vaqueiro, erva-real,. Ele é envolto de cultura espiritual e simbologismos, sendo, inclusive considerada sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários.

O manjericão apresenta caule ereto e ramificado, e atinge cerca de 0,5 a 1 metro de altura. Suas folhas são delicadas, ovaladas, pubescentes e de cor verde-brilhante. As inflorescências são do tipo espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas. Sua polinização é cruzada e os frutos são do tipo aquênio, de coloração preto-azulada. Ocorre mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

O manjericão não é somente um condimento, mas também empregada em infusões e decocções para curar e prevenir diversas afecções como: mau-hálito, infecções da boca, queda de cabelo, debilidade em geral, intestino, nevrose gástrica, espasmos, resfriados, vertigens e vômitos.

As folhas do manjericão apresentam sabor e aroma doce e picante característico. Elas são utilizadas secas ou frescas na preparação de diversos pratos quentes ou frios, e estão intimamente relacionadas à gastronomia italiana, onde são matéria prima principal de pestos e molhos. O manjericão combina-se perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos. Ele também é produzido em larga escala para a extração de óleo essencial, que é utilizado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Deve-se cultivá-lo sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Pode ser plantado em vasos, ou diretamente em canteiros adubados. Suas pequenas flores atraem abelhas e o lugar ideal para o plantio do manjericão é próximo a cozinha, onde ficará disponível ao cozinheiro. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. Aprecia o clima subtropical, tropical e mediterrâneo. Não suporta muitas colheitas subsequentes, exigindo o replantio. Multiplica-se facilmente por estacas de ponteiro, postas a enraizar na primavera ou por sementes.

2 - AVALIAÇÕES DAS FOLHAS

2.1 – Avaliações Macroscópicas

2.1.1 – DADOS ORGANOLÉPTICOS

2.1.2 - Tamanho

Comprimento: 6cm

Cor: verde

Consistência:

Odor: característico

Sabor: Aromático

2.1.3 – Folha completa

Bainha: presente

Pecíolo: ausência (sésseis)

2.1.4 – Tipo de folha

Folha:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com