TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VÁLVULAS

Seminário: VÁLVULAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Seminário  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

Office Phone : +55 (21) 35024981 Mobile Phone: +55 (21) 88298225

Nextel: +55 (21) 78567875 ID 83*50403

www.rioinox.com vendas@rioinox.com

VÁLVULAS

São dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação. São acessórios muito importantes nos sistemas de condução, e por isso devem merecer o maior cuidado na sua especificação, escolha e instalação. As válvulas classificam-se em:

Válvulas de Bloqueio: São válvulas que se destinam primordialmente a estabelecer ou interromper o fluxo, isto é, só devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas. Tipos: - válvulas de gaveta (gate valves) - válvulas de macho (plug, cock valves) - válvulas de esfera (ball valves) - válvula sde comporta (slide, blast valves)

Válvulas de Regulagem São destinadas especificamente para controlar o fluxo, podendo por isso trabalhar em qualquer posição de fechamento. Tipos: - válvulas globo (globe valves) - válvulas agulha (needle valves) - válvulas de controle (control valves) - válvulas borboleta (butterfly valves) - válvulas diafragma ( diaphragm valves)

Válvulas que permitem o fluxo em um só sentido - válvulas de retenção (check valves) - válvulas de retenção e fechamento (stop-check valves) - válvulas de pé (feet valves)

Válvulas que controlam a pressão de Montante - válvulas de segurança e de alívio - válvulas de excesso de vazão (excess flow valves) - válvulas de contrapressão ( back-pressure valves)

Válvulas que controlam a Pressão a Jusante - válvulas redutoras e reguladoras de pressão - válvulas de quebra vácuo (ventosas).

Office Phone : +55 (21) 35024981 Mobile Phone: +55 (21) 88298225

Nextel: +55 (21) 78567875 ID 83*50403

www.rioinox.com

Válvula Esfera Este tipo de válvula normalmente utilizada para bloqueio em linhas de uso geral é caracterizada pela forma esférica do elemento de vedação. A válvula esfera é basicamente uma adaptação ou derivação da válvula macho. Ao invés de ser usado um macho com formato cônico ou cilíndrico é usados uma esfera com orifício. Esta gira entre sedes resilientes. Caracteriza-se também pela sua rapidez na operação é necessário apenas um quarto de volta para se operar este tipo de válvula. Oferece ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e perda de carga quase desprezível (quando construída em passagem plena). A válvula esfera não é recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido a geometria do seu obturador esfera.

Características:

• Abertura e fechamento rápidos

• As características construtivas do conjunto-sede, bem como os materiais utilizados neste conjunto, garantem acionamento suave e estanqueidade total.

• Baixa perda de carga, quando construída em passagem plena.

• Aplicáveis em ampla gama de pressões.

• A necessidade de utilização de materiais resilientes nas sedes, limita a gama de temperatura de utilização deste tipo de válvula.

• Não é indicada sua utilização em fluidos que possuam camadas sólidas em suspensão.

• Não são recomendadas para controles de vazão parciais.

vendas@rioinox.com

Office Phone : +55 (21) 35024981 Mobile Phone: +55 (21) 88298225

Nextel: +55 (21) 78567875 ID 83*50403

www.rioinox.com

Válvula de Retenção Horizontal Possui características semelhantes às das válvulas globo e é normalmente usada em conjunto com estas.Causa elevada perda de carga, decorrente da brusca mudança que sofre o fluido, e da necessidade de através da pressão do fluido elevar o obturador e prover a abertura da válvula. O fechamento ocorre quando há necessidade de inversão de sentido do fluxo, inexistindo pressão do fluido no sentido de fechamento, acomodando-se sobre a sua sede. Válvulas de retenção horizontal são utilizadas em linhas de alta velocidade de escoamento, para ar, gases, líquidos e vapores, não sendo recomendadas para fluido com teores elevados de sólidos em suspensão. Para fluidos de alta viscosidade, os obturadores de esfera são os mais recomendáveis.

Válvula Retenção Tipo “Y” com Acionamento por Mola Também conhecida por válvula de passagem reta ou tipo “Y”, possuem as mesmas características das válvulas globo, exceto na configuração do corpo onde a sede, e, conseqüentemente, o obturador fica em posição obliqua às conexões de entrada e saída dispostas axialmente. Esta construção proporciona uma menor perda de carga em relação à do tipo globo.

Válvula Retenção Vertical Seu principio de funcionamento é idêntico ao descrito anteriormente. Porém, a válvula se posiciona verticalmente, e o obturador se alinha axialmente com as conexões de entrada e saída, o que não impõe mudança na direção do fluxo. Assim, a perda de carga sofrida pelo fluido é menor do que a acarretada pela execução da horizontal.

Válvula Retenção Portinhola Normalmente apresenta como obturador um disco (portinhola) fixo ao extremo de uma haste articulada, pilotada superiormente por um eixo paralelo à sede da válvula. A obstrução do escoamento se dá quando o fluido não apresenta pressão suficiente para manter a portinhola aberta (tendência de inversão no sentido de escoamento). Esse tipo construtivo acarreta perda de carga mínima e é recomendado para ser usado em conjunto com válvulas de passagem livre. Retenção com portinhola é indicada para operar em linhas de líquidos, gases e vapor saturado, sujeitas a pequenas tendências de inversão de sentido do fluxo, visando-se evitar a vibração que tais tendências causariam, durante o escoamento do fluido, a este tipo construtivo. Não se recomendam para fluxos pulsantes e/ou com alta velocidade de escoamento.

vendas@rioinox.com

Office Phone : +55 (21) 35024981 Mobile Phone: +55 (21) 88298225

Nextel: +55 (21) 78567875 ID 83*50403

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com