TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wakeskate

Tese: Wakeskate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

Wakeskate

Todos os esportes do mundo ganham modalidades diferentes com o passar do tempo e isso não ocorreu diferente no WAKEBOARD, adaptado WAKESKATE.

O wakeskate nasceu de uma “mistura” do wakeboard, esporte em que o atleta é puxado por uma lancha ou por cabos sobre a água, já o outro é o skateboard, esporte praticado em terra, onde o atleta faz manobras aéreas e manobras de grind. Mais especificamente no começo do ano de 1997 alguns wakeborders já andavam brincando com suas pranchas sem as botas quando Jason Messer fundou a Fresh Water que produzia os Traction Pads, uma espécie de deck de prana de surg para serem adaptados simetricamente dos dois lados da prancha de Wake, mais tarde Jason e seu amigo, o shaper Stan Pleskunas, fizeram uma pranha um pouco menor e com um novo formato, retangular e mais estreita, e aplicaram os Tractions Pads, criando assim o que seria o primeiro de todos os wakeskates. Certo dia, Jason resolve mostrar sua “invenção” para Thomas Horrel, ele, logo tirou os pads, aplicou uma lixa de skate na prancha inteira começou a andar de tênis, assim, unindo o wakeboard sem bota com a tal “vontade de andar de skate na água” foi formado o wakeskate, assim conhecido hoje em dia.

O fato da prancha de wakeskate ser solta dos pés do atleta permite que ele inove e faça manobras que antes só existiam no skate e foram adaptadas para serem feitas na água. Veja que animal o vídeo a seguir que mostra algumas manobras de wakeskate.

A velocidade que o atleta é puxado pelo jet ski ou pelo sistema de cabos varia entre 25 a 36 quilômetros por hora e nesse meio tempo o atleta tem a liberdade para fazer vários tipos de manobra. Os estilos de manobra são divididos em básicas, manobras de ollie, manobras de shuvit, manobras de marola ou sliders, spins e grabs, nomes já conhecidos para quem curte skate.

O wakeskate no Brasil:

O Wakeskate surgiu aqui quase junto com os primeiros modelos produzidos industrialmente nos EUA, por mais ou menos 2001, logo que Thomas Horrel começou a produzir suas pranchas da já extinta marca Cassette. E algumas lojas especializadas trouxeram alguns desses modelos para o Brasil que até foram bem recebidos, mas foram ofuscados pelo crescimento do wakeboard que estava explodindo naquele momento no Brasil, e o Wakeskate ficou mais como “uma brincadeira” para depois das sessions de Wake. Aqui no Brasil, no ano de 2006 o Wakeskate ganhou seu lugar nos campeonatos de Wake, mas por uma falta de praticantes com nível para competir, a modalidade perdeu o seu lugar nos campeonatos. Mas a historia começou a mudar no final de 2007 quando foi inaugurado o fórum de discussão do Project Wakeskates, que foi o primeiro espaço brasileiro na internet inteiramente dedicado ao esporte. O fórum ajudou a começar a reunir praticantes e difundir o esporte. Por conversas no fórum também surgiram alguns encontros e finalmente o primeiro campeonato de Wakeskate do Brasil, o Oakley Wakeskate Disorder, que ocorreu no final de 2008 e foi tema de capa da revista de Wakeboard nacional, Wake Brasil.

Agora os riders estão se unindo mais, buscando o desenvolvimento do esporte e a busca por mais praticantes, através da realização de eventos e campeonatos, aparição em mídia e criação de novos canais de divulgação.

WAKESKATE/SNOWBOARD; IMAGENS:

Wakeskaters “mandando” manobras de shuvit :

Os Traction Pads:

E a prancha de Wakeskate:

Snowboarder mostrado nos diversos estágios de um mid-flight:

Snowboard

O Snowboard ou Snowboarding é um esporte “parecido” com o skate e o surfe, ou seja, de inovou. Este consiste em equilibrar-se sobre uma prancha, este, porém se faz na superfície nevosa das encostas de montanhas - como o esqui. A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do praticante, ela devendo ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usam-se prendedores aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima. Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha com a ajuda dos pés a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que inclui o uso de halfpipes compridas em declive (estruturas côncavas em formato de meio cilindro) e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde pode se fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.

O snowboard é um esporte radical e muitas vezes perigoso, é que algum deslize pode fazer o snowboarder (o praticante) rolar montanha abaixo, são necessários equipamentos de proteção tais como:

• Roupas especiais;

• Óculos apropriados - usar óculos de boas lentes é recomendado para estâncias de muita luz solar;

• Fixações para os pés.

Os equipamentos mais essenciais são o capacete e as luvas as quais geralmente contêm placas de plástico que impedem o movimento dos pulsos, reduzindo assim a chance de quebrá-los quando houver acidente.

E quando for comprar roupas é importante lembrar que :

• Idealmente são roupas coloridas e distantes do branco ou preto para em caso de avalanche ou outros problemas o grupo de resgate conseguir visualizar a vítima à distância;

• Devem ser quentes e confortáveis para combaterem o rigor do frio e da neve;

• Devem ser leves;

As luvas preferencialmente devem ter uma placa de plástico embutida e dois componentes: uma luva de pano e uma luva grossa. A razão é que quando se está praticandosnowboard sempre é necessário tirar a bota e colocá-la de novo, por isso a luva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com