TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Werber

Trabalho Escolar: Werber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber

1) Aeronáutica, 2008 – Magistério Sociologia) Na teoria de Max Weber, o objeto de investigação é a ação social na qual o homem ganhou significado e especificidade. Acerca disso, assinale a afirmativa correta: Escolher uma resposta.

Resposta correta: O homem dá sentido à sua ação social, estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.

Comentário sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta está correta por evidenciar a perspectiva do pensamento de Weber de que o indivíduo tem poder de ação e de escolhas próprias, independentemente da força das ideias e dos comportamentos sociais que a ele são impostos.

2) Considerando o pensamento e a obra de Max Weber, é incorreto afirmar que:Escolher uma resposta.

No pensamento weberiano são encontrados prognósticos positivos no que se refere à modernidade.

Comentário sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta está correta porque a teoria de Weber não apresentava prognósticos, além disso o autor via a modernidade com olhos bastante críticos.

3) Ao tecer considerações sobre as relações entre o indivíduo e a sociedade, podemos dizer que Max Weber: Escolher uma resposta.

Resposta correta: Discutiu a educação carismática como um diferencial na formação do indivíduo com potencial para transformar a sociedade.

Comentário sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta está correta, considerando que havia em Weber uma crença de que o indivíduo seria capaz de superar as imposições sociais, sobretudo por meio do oferecimento de uma educação carismática em detrimento da escola racional e burocrática.

4) Sobre o contexto da educação, Max Weber: Escolher uma resposta.

Resposta correta: Afirmou que a aquisição de certos conteúdos na escola é capaz de produzir determinados tipos sociais de indivíduos.

Comentário sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta está correta justamente porque Weber dizia que diferentes tipos de escola, de conteúdo e de professores podem gerar diferentes tipos de indivíduos e de comportamentos.

5) Na perspectiva weberiana, o objetivo principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a reflexão. Sobre esse aspecto, Weber não defende que: Escolher uma resposta.

Resposta correta: A ética partidária se aplica ao exercício do professor carismático.

Comentário sobre a resposta correta: Bom trabalho! A resposta está correta considerando que Weber defendia a ética não partidária no contexto da educação carismática, ou seja, ressaltava a importância de o professor não expor suas opiniões pessoais aos alunos, mas sim estimulá-los a desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com