TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gráficos da segunda e terceira dimensões

Tese: Gráficos da segunda e terceira dimensões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  5.849 Palavras (24 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 24

Etapa 1.

Passo 1 (Equipe).

Pesquisar o aplicativo Winplot, que será utilizado para as simulações necessárias durante o estudo. O aplicativo está disponível no site <http://www.mat.ufpb.br/sergio/winplot/ >, acesso em 14 out. 2012, que apresenta quais são as versões disponíveis.

Desenvolvimento:

WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.

Na janela principal pode-se encontrar as opções Adivinhar, que é um jogo para que você tente descobrir qual é a função de que o gráfico faz parte. Para obter a resposta do programa, basta apertar a tecla F5. Mostra um Mapeador, que transforma a janela em dois planos, para que você possa trabalhar com domínios e contradomínios.

Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc.

A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas.

Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.

Passo 2 (Equipe).

Realizar um estudo sobre a operação básica do aplicativo e desenvolver um manual mínimo que apresente informações necessárias para um usuário que o acesse pela primeira vez. O manual deverá:

1 Descrever o conteúdo de cada item do menu.

2 Especificar a funcionalidade de cada item da barra de ferramentas.

3 Explicar o que é apresentado em cada espaço de dados de entrada/saída.

Desenvolvimento:

Após abrir o programa esta é a interface apresentada pelo software (Figura 1).

Figura 1.

Após clicar no item janela ela apresentará as seguintes opções:

2 - dim: Abrirá uma nova janela para gráficos de duas dimensões (2D).

3 - dim: Abrirá uma nova janela para gráficos de três dimensões (3D). Adivinhar: Abrirá uma nova janela com uma espécie de jogo, onde o aluno (usuário) deve tentar descobrir quais são os coeficientes a, b e c da função ƒ(x)=a+bx+c para coincidir o gráfico apresentado. Mapear: Basicamente funciona como uma transformação T(x,y) = (u (x, y), v(x, y)) de R^2 em R^2 , onde são pedidas as funções u(x, y) e v(x, y). Planetas: Simulador de gravitação de objetos

Mostrar arquivos recentes: Se esta opção estiver marcada, assim que o Winplot for aberto novamente, ele automaticamente abrirá o último arquivo utilizado.

Abrir o ultimo arquivo: Abre o ultimo arquivo salvo.

Usar padrão: Usar as configurações padrões do Winplot

Como mostra a figura 2.

Figura 02.

Gráficos 2D: Para traçar gráficos em 2D com o Winplot, devemos escolher a opção 2-dim na janela principal( figura 3), obtemos a seguinte janela:

figura 03

Descrição de cada menu nas seções e subseções subsequentes.

Figura 04 – Menu Arquivo

1.MENU ARQUIVO:

Neste menu estão as opções relacionados com os arquivos, ou seja, ler, gravar, imprimir e etc.

Abrir (Ctrl+A):

Escolher a opção Abrir ou simplesmente digitar as teclas CTRL+A, simultaneamente, serve para abrir um arquivo que já tenha sido salvo antes, mostrando na tela o gerenciador de arquivos do Windows, feito a escolha do arquivo e só teclar [Enter].

O arquivo escolhido terá as mesmas características, com relação a ultima vez em que foi salvo.

A extensão usada no Winplot para arquivos feitos em 2D e .wp2.

1.2 Novo (Ctrl+N):

Escolher a opção Novo ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+N, simultaneamente, serve para criar um novo arquivo, com o nome na qual se deseja colocar para o mesmo. Caso tenha algum arquivo aberto, será perguntado se deseja salvá-lo, antes de criar um novo arquivo. Por padrão o Winplot indica como nome de um arquivo sem nome1.wp2.

1.3 Salvar (Ctrl+S):

Escolher a opção Salvar ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+S, simultaneamente, serve para salvar as modificações feitas nos arquivos existentes com o mesmo nome.

1.4 Salvar como (Ctrl+Shift+S):

Escolher a opção Salvar como ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+Shift+S,

simultaneamente, serve para salvar as modificações feitas no arquivo existente com um nome diferente do mesmo.

1.5 Imprimir (Ctrl+P):

Escolher a opção Imprimir ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+P, simultaneamente, faz aparecer o gerenciador de impressão do Windows, onde se escolhe a impressora e as opções para impressão da figura mostrada na janela. Contudo, antes de imprimir uma figura considere dois itens no menu, a seguir:

1.6 Formatar (Ctrl+Shift+P):

Escolher a opção Formatar ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+Shift+P, simultaneamente, irá aparecer a janela conforme a figura 04.

Nessa janela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com