TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

YANKEE

Resenha: YANKEE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

O Yankee é munido de uma coifa muito eficiente, que quebra a camada de ar saturado que circunda a superfície do papel, e continuamente insufla ar quente e seco. Os modernos secadores Yankee utilizam um tipo de coifa conhecida como coifa de alta velocidade de ar.

Basicamente, essas coifas impelem ar quente em alta velocidade sobre a superfície da folha, quando essa fica em contato com a superfície quente.

O objetivo desse arranjo é reduzir a espessura da camada de ar saturado, o que possibilita uma evaporação cinco vezes maior que em equipamentos semelhantes. Os bocais de ar são instalados na vizinhança imediata à folha e, em seguida, à insuflação, o ar é retirado uniformemente por dispositivos colocados em toda coifa e entre os bocais.

A temperatura do ar é bastante importante, se for muito baixa, contribui para o resfriamento e reduz a taxa de evaporação, se excessivamente alta, tende a endurecer a folha e formar bolhas na superfície. A faixa de temperatura está usualmente entre 120 e 130ºC, embora em alguns casos possa atingir até 315ºC. Para conseguir temperaturas moderadas, o ar pode ser aquecido por meio de vapor, mas, para níveis térmicos mais elevados, utilizam-se queimadores a gás de chama direta.

O objetivo da recirculação de ar é manter a umidade a um nível compatível. Às vezes, o ar novo é previamente aquecido em trocadores de calor.

Na prática, as coifas de alta eficiência mostram sua real utilidade na parte final de secagem, embora as razões desse fato não sejam muito claras, acredita-se, entretanto, que o rendimento da secagem na sua fase final é melhorado na ausência do feltro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com