TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ystem numeração egípcia

Seminário: Ystem numeração egípcia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

istema de Numeração Egípcio

Os egípcios marcavam, desenhavam, listavam, contavam e calculavam. Era um sistema com símbolos próprios, símbolos que só tinham significado para este povo, foram criados desenhos conhecidos por todos para representar determinadas quantidades.

O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números chave: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000 Os egípcios não se preocupavam com a ordem dos símbolos, o que para a atualidade é imprescindível. Assim foi criado os números egípcios. Esse sistema de numeração servia para efetuar cálculos que envolviam números inteiros. A técnica era efetuar todas as operações matemáticas através de uma adição.

Sistema de Numeração Babilônica

O sistema babilônico, ou seja, sistema sexagesimal é um sistema de numeração de base 60, criado pela antiga civilização Suméria. Ele foi criado numa época anterior ao ano 2000 a.C. , os babilônicos desenvolveram um sistema de numeração sexagesimal de base sessenta que empregam o princípio posicional.

Os números de sessenta em diante eram representados em termos dos símbolos para os números de 1 a 59, usando o princípio da posição para indicar múltiplos de potencias de 60.

Sistema de Numeração Romano

A numeração romana é um sistema de numeração que usa letras maiúsculas, as quais são atribuídas valores. Os algarismos romanos são usados principalmente em números de capítulos de uma obra, nas cenas de um teatro, nos nomes de papas e imperadores, na designação de congressos, olimpíadas, assembleias e etc.

A numeração romana utiliza sete letras maiúsculas, I, V, X, L, C, D e M, a letra "I" colocada diante da "V" ou de "X", subtrai uma unidade, a letra "X", precedendo a letra "L" e também não podemos por uma mesma letra mais de três vezes em um número.

[ 2 ]

Sistema de numeração chinesa

Entre os sistemas de numeração mais antigos encontra-se o utilizado pelos chineses e adoptado mais tarde pelos japoneses. O sistema de numeração Chinês-Japonês difere do sistema de numeração grego porque utiliza múltiplos de 10, 100 e 1000, uma curiosidade deste sistema de numeração é que ele utiliza uma escrita vertical.

O sistema de numeração chinês utiliza adições e multiplicações, é um sistema de numeração base 10, mas que tinha símbolos definidos para dez, cem, mil e dez mil.

Sistema de Numeração Maia

No sistema de numeração Maia, os algarismos são baseados em símbolos. Os símbolos utilizados são os pontos e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha. A soma de cinco pontos constitui uma barra, dessa forma, se usar os símbolos Maias para escrever o numeral oito, utilizaremos três pontos sobre uma barra horizontal.

Os números 4, 5 e 20 eram importantes para os Maias, pois eles tinham a ideia de que o 5 formava uma unidade (a mão) e o número 4 estava ligado à soma de quatro unidades de 5, formando uma pessoa (20 dedos).

Sistema de Numeração Indo – arábico

O sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com