TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zetica

Resenha: Zetica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Zetética é uma questão de investigação: é construído um campo de investigação em que as opiniões (proposições) são duvidosas e examinadas repetidamente. Como a palavra grega para designar isso é Zetein, estas tentativas podem ser chamadas de zetéticas. A zetética jurídica corresponde às disciplinas que tendo por objeto não apenas o direito, porém, entretanto, tomá-lo como um de seus objetos precípuos. A zetética dissolve as opiniões pondo-as em dúvida. Questões zetéticas têm uma função especulativa explícita e são infinitas, e deixando de questionar certos enunciados quando verificáveis e comparáveis.

A Dogmática é uma questão de fixar certas opiniões: constrói-se um firme campo de opinião, cuja validade é intangível e com o qual se prova a validade de novas opiniões. Como formar uma opinião é Dokein em grego e "opinião" é dogma, nos referimos aqui à Dogmática. A dogmática é mais fechada, presa a conceitos fixos, conformando problemas às premissas.

Em contraste com o raciocínio zetético, o raciocínio dogmático não tem função propriamente cognitiva. a dogmática não questiona suas premissas porque elas foram estabelecidas como inquestionáveis como ato de poder A finalidade do raciocínio dogmático é fixar certas opiniões, isto é , isentá-las de qualquer questionamento posterior.

Podemos dizer que todo o campo do raciocínio pode ser dividido em Dogmática do Direito e Zetética do Direito (investigação acerca do direito) como exemplos de dogmática do direito, podemos apontar áreas particulares de sistemas jurídicos específicos, por exemplo, Direito Público francês, Direito Criminal inglês, Direito Privado alemão, etc. O matiz nacional da dogmática é de considerável importância e é provável que se mantenha em amplas áreas do direito por um longo tempo, mesmo em particular no Direito Comparado. A zetética do direito pode ser subdividida em zetética especial (disciplina de investigação sobre o direito) e zetética filosófica geral (investigação filosófica). As seguintes disciplinas são exemplos de zetética do direito ("Rechtsforschung") : História do Direito, Sociologia do Direito, Psicologia do Direito, Criminologia e etc. Na Filosofia do Direito, a Filosofia zetética se manifesta como investigação básica. Alternativas ao Direito Positivo têm sido sempre tidas como possíveis, e o direito positivo é assim visto a partir de uma distância crítica e analítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com