TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zigurates

Trabalho Universitário: Zigurates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.552 Visualizações

Página 1 de 3

Os ZIGURATES eram construções dos povos mesopotâmicos , e alem de serem templos magníficos ,também possuíam em seu interior celeiros, áreas para tratamento de doentes(espécie de hospitais) oficinas de artesanatos etc. mas sua principal função era ligar o homem com os deuses que supostamente habitavam o interior dos zigurates.Por volta do quinto milênio a.c .os primeiros zigurates verdadeiros foram construídos por Ur- nammum(2112-2095 ac).

Por serem muito religiosos os mesopotâmicos acreditavam que quanto mais altos os zigurates ,mais próximos de seus deuses estariam por isso os zigurates eram muitas vezes construções monumentais e ótimos observatórios astronômicos, com isso esses antigos povos identificaram constelações ,determinaram as fazes da lua e as estações do ano ,alem de criar o zodíaco(12 constelações correspondentes ao horóscopo). Também possuíam um calendário semelhante ao nosso, com 12 meses, semanas de 7 dias divididos em períodos de 12 horas.

Adobe é uma técnica de construção natural onde o barro encontrado no próprio local da construção é o principal recurso utilizado. E considerado um dos antecedentes históricos dos tijolos de barro o seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria era um material de construção utilizado com frequência nas civilizações do crescente fértil em especial no antigo Egito e mesopotâmia. Os zigurates ( na mesopotâmia) e as mas tabas( túmulos egípcio) no Egito foram feitos essencialmente com tijolos de adobe. Seu sucesso devia se sem duvida ao fato de secarem rapidamente em virtude do clima seco destas regiões.

É uma técnica construtiva que consiste em moldar os tijolos crus( feitos com terra e água) em formas de madeira ou metal, a partir das quais o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo. O solo ideal contém 30% de argila e 70% de areia. Os tijolos de terra crua são usados em alvenarias ,paredes ,abóbadas( construções em forma de arcos) abobadilhas ,cúpulas ,entre outras .

A construção feita com este tijolo torna-se muito resistente, e o interior das casas muito fresco, suportando muito bem altas temperaturas. no entanto a construção de adobe deve ser feita no período de seca, pois o tijolo não pode apanhar chuva, o varro dissolve-se facilmente.

O uso de tecnologia tem facilitado a produção de adobe, em varias países são fabricadas máquinas que produzem esses elementos em escala industrial, e com boa qualidade. Uma variação do adobe é o btc – bloco de terra comprimida são tijolos normalmente estabilizados com cal ,cimento ou outro material confeccionado em prensas manuais tipo cinva-ram

Um conhecido zigurate é a famosa torre de babel, que foi completamente destruída, mas que teria tido cerca de 90 metros de altura,no entanto alguns acreditam que o zigurate possuía mais de dois mil metros de altura,o que é claro nunca foi provado. Este zigurate fora construído na rica e prospera cidade babilônica de babel. No entanto guerras e a própria estrutura da torre (que era enorme e instável) a fizeram desabar, mas existem aqueles que acreditam que o deus dos cristãos irado com os homens a haveria destruído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com