TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

İnatizm: Maturacionista

Artigo: İnatizm: Maturacionista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Artigo  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese - Inatismo: Maturacionista (FONTANA)

A abordagem inatista se baseia na crença de que as capacidades básicas do ser humano, formas de pensar e conhecer são inatas, ou seja, já se encontram praticamente prontas no momento do nascimento e na dependência do amadurecimento para se manifestar. Binet conceba a inteligência como uma aptidão geral que não depende das informações ou das experiências adquiridas no decorrer da vida do indivíduo (FONTANA, 1997, p. 13 e 14).

Entende-se que os fatores hereditários ou de maturação como determinantes para as aptidões individuais e de inteligência. A educação pouco ou quase nada altera as determinações inatas. A prática escolar não desafia. O processo educativo fica na dependência do desempenho dos alunos fruto de suas capacidades inatas, acaba gerando imobilismo.

Os teóricos que defendem esta abordagem são Alfred Binet que conta com a colaboração de Theodore Simon, ambos criaram a primeira escola para a medida da inteligência. Também o teórico Gessel acreditava que o desenvolvimento psíquico da criança era biologicamente determinado, e preocuparam-se em descrever comportamentos e habilidades típicos de cada faixa etária.

Acredita-se que os estudos desses teóricos da abordagem inatista maturacionista contribuíram de certa forma para a constituição de vários outros estudos, por exemplo, as contribuições do teórico Jean Piaget, que abordavam a questão de como o indivíduo constrói o conhecimentos.

Tais postulados servem para justificar práticas pedagógicas espontaneístas, que subestimam a capacidade intelectual na medica em que seu sucesso ou fracasso depende quase que de seu talento, aptidão, dom. Assim, a responsabilidade está na criança e não na relação com o contexto social mais amplo, nem com a própria dinâmica interna da escola.

Conforme Fontana, o inatista maturacionista, considera que os fatores hereditários ou maturacionais são mais importantes que a experiência e a aprendizagem para o desenvolvimento das capacidades da criança.

A maturação pode ser compreendida como o padrão comum de mudanças que se dão em todos os membros de uma mesma espécie.

Estas mudanças ocorrem em uma sequência pré-determinada que, de forma geral, independe de fatores externos.

No Brasil o primeiro teste para avaliar a prontidão de crianças para alfabetização foi desenvolvido por um educador e colocou em destaque as noções de prontidão, maturidade e aptidão que englobam a teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com