TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido nítrico E Barrilha

Trabalho Escolar: Ácido nítrico E Barrilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 2

ACIDO NÍTRICO E BARRILHA

A produção industrial de ácido nítrico se dá pelo processo de Ostwald, em que se utiliza amoníaco aquecido com um catalisador (platina) para a formação do óxido nítrico, que, por sua vez, sofre oxidação, formando dióxido de nitrogênio e depois reagem com água, dando origem, finalmente, a esse ácido. Antes da descoberta do Ostwald, o ácido nítrico era obtido através de um processo denominado arco voltaico, onde o próprio ar era submetido a uma corrente elétrica e reagia a 3000 graus, formando o óxido nítrico (NO). Ou, também, poderia ser produzido através da reação de nitrato de sódio com ácido sulfúrico. A produção de ácido nítrico é extremamente poluidora, pois libera gases que contribuem para o desencadeamento da chuva ácida e agravamento do efeito estufa.

O ácido nítrico é muito utilizado pela indústria química, principalmente em processos de nitrificação de composto orgânicos, na fabricação de explosivos, fertilizantes agrícolas, vernizes, celuloses, salitre (nitrato de potássio), pólvora negra, trinitrolueno (TNT), nitroglicerina (dinamite), seda artificial, ácido benzoico, fibras sintéticas, galvanoplastia, ácido pícrico, nylon, entre outros.

O carbonato de sódio ou popularmente conhecido com barrilha, Na2CO3, é um sal branco e translúcido, usado principalmente na produção de vidro, em sínteses químicas e em sabões e detergentes, em ordem de importância. É produzido sinteticamente em larga escala a partir de sal de cozinha pelo Processo Solvay ou extraído de minérios de trona.

A principal aplicação do acído nítrico é na produção de fertilizantes.

Entre os sais do ácido nítrico estão incluidos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.

O ácido nítrico também pode ser utilizado na obtenção de um éster, em um processo chamado de esterificação:

* Ácido nítrico + Álcool metílico → Nitrato de metila + água

NO2 - OH + HO - CH3 → NO2- O - CH3 + H2O

O ácido nítrico é utilizado na oxidação do ciclohexanol/ciclohexanona na produção de ácido adípico na cadeia do nylon.

Além destes usos , o ácido nítrico, em várias concentrações, é utilizado para fabricação de corantes, explosivos (destacadamente a nitroglicerina, a nitrocelulose, além do ácido pícrico) , diversos ésteres orgânicos, fibras sintéticas, nitrificação de composto alifáticos e aromáticos, galvanoplastia, seda artificial, ácido benzóico, terylene, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com