TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.549 Palavras (19 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANNA ESTER MARTINS DE ARAUJO

BRUNA SILVA DE SOUZA

CIBELE APARECIDA BISPO DUARTE

MARIA KLECIA DOS SANTOS GAMA

RENATA GOMES SIMÕES

ROSEANE DE SOUZA NUNES

THAINA JULIO GOMES DA SILVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

Mercado Car Mercantil de Peças LTDA

SÃO PAULO

2018

ANNA ESTER MARTINS DE ARAUJO

BRUNA SILVA DE SOUZA

CIBELE APARECIDA BISPO DUARTE

MARIA KLECIA DOS SANTOS GAMA

RENATA GOMES SIMÕES

ROSEANE DE SOUZA NUNES

THAINA JULIO GOMES DA SILVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

MERCADO CAR MERCANTIL DE PEÇAS LTDA

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à Universidade Paulista – UNIP como requisito parcial para conclusão do Terceiro Semestre do curso de Gestão em Recursos Humanos.

SÃO PAULO

2018

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar III do curso de Gestão Tecnológica em Recursos

Humanos, tem como objetivo analisar e mostrar como a leitura é importante e

necessária na sociedade. Após essa análise será utilizada a empresa MercadoCar

Mercantil de Peças LTDA para pesquisa, uma empresa nacional, de porte médio, que teve seu início em uma pequena loja no Tucuruvi (São Paulo, SP), e hoje

possui mais de 5 lojas espalhadas na região sudeste, mas especificadamente em São

Paulo.

Visitamos e pesquisamos sobre da empresa, conversamos com alguns de seus

gerentes e funcionários, podendo analisar como é feito sua administração

organizacional. O Projeto mostra a empresa, como funciona seu Desenvolvimento na

Área de Recursos Humanos, além de demonstrar o desenvolvimento da empresa com

seus funcionários, passando pela área de Cargos e Salários e avaliando o funcionamento do Modelo de Liderança, Avaliação de Desempenho e a Ética da empresa.

Palavra-chave: MercadoCar, avaliação de desempenho, recursos humanos

        

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        6

3 MODELOS DE LIDERANÇA        7

4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        8

5 ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS        10

a) Vantagens:        11

b) Desvantagens:        11

6 ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL        12

7 PROJETO        14

8 CONCLUSÃO        17

9 REFERÊNCIAS        18


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com base no plano de negócios do Mercado Car Brasil. Este plano de negócio tem o intuito de analisar e realizar a implantação de Avaliação de Desempenho na empresa, de acordo com a missão, visão e valores. Iremos apresentar o plano de negócios com o intuito de melhorar os processos realizados dentro da organização, podendo assim saber as falhas e acertos e como está o desempenho dos funcionários. Iremos apresentar também as demais matérias devidas (Modelos de Liderança, Avaliação de Desempenho, Administração de Cargos e Salários e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial).


2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A história do Mercadocar é não só um relato de administração bem-sucedida, mas, acima de tudo, de pioneirismo, visão do futuro, e principalmente, foco no bom atendimento.

A inspiração veio bem antes mesmo da inauguração da primeira loja, mais precisamente na década de 60, onde nessa época chegou ao Brasil o sistema de auto serviços, implementado pelos supermercados e, popularmente denominado como “pegue e pague”. Esse formato permitia que os consumidores circulassem livremente pela loja e retirasse das prateleiras os produtos que desejassem.

A primeira loja foi inaugurada em 1971, no Bairro Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, e tinha uma área total de somente 35cm² e não se diferenciava muito de milhares de outras autopeças espalhadas pelo Brasil. A empresa se expandiu e continuou crescendo, até que em 1995 foi inaugurada o atual complexo Mercadocar Tucuruvi, um edifício imponente com uma área total de 8.000m dividido em 12 andares.

Nesta trajetória, se tornou referência no segmento e ao longo dos anos consolidou quatro filias e centro de distribuição próprio.

Em 2002 atendendo a demanda surgiu a primeira loja de autopeças brasileira a contar com atendimento 24 horas, a Mercadocar barra funda, localizada na Av. Marquês de São Vicente, nº 1697. Em 2004 a rede cresceu inaugurando a Mercadocar Guarulhos, situada na Av. Tiradentes nº 1872, e a Mercadocar Santo Amaro inaugurada 2011, localizada na Rua Vitor Manzine, n° 420. Já em 2015 foi inaugurada na zona leste a loja Aricanduva. Em 2017 a Mercadocar lançou sua loja virtual, o E-commerce.

Atualmente o Mercadocar consolidou o sucesso da rede, transformando sua marca em uma referência no segmento, atraído consumidores não só da região, mais de toda a grande São Paulo, consolidando o conceito de mercado e shopping de auto peças.


3 MODELOS DE LIDERANÇA

De acordo com Fontenele e Rodrigues (2017), “Os antigos modelos tradicionais de liderança, não se adequam mais de forma eficaz ao ambiente competitivo seguido pelas organizações, e as modificações advindas na atualidade, estimulam a ruptura de paradigmas pré-estabelecidos e a mudanças nas ações gerenciais. Em meio a esse ambiente, a liderança é um elemento de grande importância ao sucesso de qualquer organização. Somado a isso, para que um processo de gestão tenha um desempenho efetivo nas organizações, não depende apenas de instrumentos e estratégias bem planejadas, mas sim, de uma liderança eficaz e eficiente. E, isto só é possível, se a equipe a ser liderada confiar no líder, estando-os dispostos a assumirem riscos para alcançar os objetivos propostos, pois o desempenho diferenciado só será alcançado a partir da criação de uma visão estimulante de futuro por parte dos líderes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (381.2 Kb)   docx (244 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com