TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética A sociedade

Resenha: Ética A sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

A questão é que se vivem hoje tempos de distorções do conceito de ética para que esta se adapte às circunstâncias e aos interesses particulares, resultando na elasticidade da consciência humana, o que seria, para Pio XII, Papa da Igreja católica, o "mal do século XX", pois resultaria de uma inversão feita pelos humanos que "criaram um deus" à sua imagem e semelhança, um deus a seu serviço.

Essa situação acaba sendo insustentável, pois o ser humano, para agir, precisa da segurança dos ditames de sua consciência e é, nesse momento, que se criam, segundo Matos (2010:2) "simulacros de ética e de verdade."

Não há possibilidade de vida social sem os princípios éticos, pois são eles que garantem o respeito e a confiabilidade, condições necessárias para a vida em comum.

A sociedade, para Matos (2010:2), funda-se em 3 pilares éticos:

"é essencial que ela seja JUSTA; é necessário que ela seja LIVRE; é vital que ela seja SOLIDÁRIA."

Aplicados esses conceitos às Organizações, às Empresas e às Instituições em geral, percebe-se a importância do trabalho humano, pois, essa sociedade, assim estruturada, não surgirá espontaneamente, mas será o resultado de ações que envolverão liderança, estratégia e cultura corporativas.

A paz, a justiça, a liberdade, o espaço social desejável para que se desenvolva a dignidade humana necessitam de competência para serem alcançados.

Códigos de Ética existem muitos e, em se tratando de empresas, mais ainda, mas de nada adiantam se não houver: educação para uma cultura da Ética e lideranças organizadas em torno de estratégias eficientes que transformarão os princípios éticos essenciais em diretrizes para orientar o comportamento e as ações das pessoas.

Essa educação para a Ética envolverá: a Ética da consciência; a Ética do coração; a Ética da inteligência; a Ética da vontade e a Ética do comportamento, segundo Matos (2010:4).

O que ocorre nas Organizações, no entanto, é a substituição dos princípios éticos pelo Marketing da Ética ("solidariedade de aparência") e pela racionalização simplista ( "corrupção sempre existiu, faz parte do processo") o que gera, segundo Matos(2010), a convivência passiva com aberrações de toda ordem .

Para agir com eficácia e corrigir as distorções dentro das Organizações, é preciso um Modelo de Ação, um Modelo de Gestão do Comportamento Ético,"...que considere a cultura corporativa, que seja abordado em nível estratégico e que sugira ações táticas e operacionais relevantes", conforme MATOS (2010:5),enfim, algo que leve à prática da Ética. Esse é o principal objetivo deste curso: desenvolver nos gestores de RH a consciência de que a sua ação é determinante para a implantação de uma maneira ética de se viver em sociedade.

"Eu escuto e esqueço, Eu vejo e lembro, Eu faço e compreendo" (Confúcio)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com