TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E A Sociedade

Exames: Ética E A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

Ética e Sociedade

Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana, estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros, englobando o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.

Ética é uma das questões mais importantes no contexto de nossa sociedade, tanto da esfera pública, quanto de nossas vidas privadas. Somos éticos quando refletimos sobre o que fazemos, quando medimos e qualificamos nossas ações levando em conta o que somos e podemos ser, com base no reconhecimento do outro.

Sem a ética não sabemos nos situar em nenhuma esfera de nossas vidas, nos tornamos alienados, ou seja, figuras desconectadas de uma reflexão sobre o sentido da vida em sociedade. É preciso refletir coletivamente para encontrar saídas é preciso debater problemas morais, estimular políticas públicas, porque isso não é espontâneo.

Uma das certezas é que a busca pelo que é justo acompanha a humanidade desde sempre, a ética não se resume a nenhum valor instituído pela sociedade, sempre pretende ir além, porque seu compromisso é com a liberdade. Já houve momentos e sociedades em que o individualismo era legítimo, como por exemplo na Inglaterra Puritana.

O individualismo era baseado na crença de que o indivíduo humano é dotado de razão por isso é capaz de viver voltado para o bem. Mas hoje o individualismo perdeu essa noção, foi colonizado pelo individualismo econômico e virou um egoísmo vazio. Não tem como encontrar sentido nisso. Hoje a condição para o sujeito se manter individualista é o cinismo, a busca pelo prazer suplantou o peso do dever, a equação ética também é uma questão de escolha.

"Mudar é difícil mas é possível"

Paulo Freire

“Para saber se uma sociedade é justa, basta perguntar como ela distribui as coisas que valoriza – renda e riqueza, deveres e direitos poderes e oportunidades, cargos e honrarias. Uma sociedade justa distribui esses bens de maneira correta: ela dá a cada indivíduo o que lhe é devido. As perguntas difíceis começam quando indagamos o que é devido às pessoas e por quê”

O papel da ética na sociedade

Para falarmos de ética é importante, primeiramente, conceituá-la.

De acordo com José Roberto Nalini: “ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. O objeto da ética é a moral. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A expressão deriva da palavra romana mores, com a sentido de costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática.

A ética, analisando a fundo, vem desde o inicio dos tempos, ainda com Adão e Eva, pois a “regra”, “a lei” foi dada, que era de não comer o fruto proibido, ao comerem a maçã (o fruto proibido) a lei foi quebrada, ou seja, ocorreu ai, o primeiro ato antiético da humanidade.

Portanto a ética, (visto por um ângulo jurídico) nada mais é que um controle do que é certo e errado, e para que uma sociedade viva em paz e em ordem, é necessário que tais regras sejam cumpridas.

As leis não foram criadas por acaso, houve-se tal necessidade, justamente porque alguns integrantes da sociedade se recusavam a cumprir, com isso, houve-se também a necessidade de criar “normas” que serviriam também de exemplo para os outros membros da sociedade para que os erros cometidos por alguém, não se repetissem com outra pessoa, portanto, infringindo uma norma, tal membro era “castigado”, ou seja, cada ato errado, uma punição.

A ética também não é vista apenas no ângulo jurídico, também, e principalmente pelo bom senso de cada cidadão, pois não é possível “fiscalizar” alguém o tempo todo, portanto o bom senso nesse caso é fundamental.

Cada qual sabe o que é certo ou errado, por isso cabe a cada um fazer a sua parte, somente assim, a sociedade viverá com um pouco mais de paz e justiça. Podemos, no entanto contribuir com isso, educando nossos filhos da melhor maneira, começando, nós mesmos, a obedecer e lutar pelo justo, e pelo que é justo.

Conversando sobre Ética e Sociedade, nos traz uma reflexão sobre o conceito básico de ética, e reflete sobre toda a relação entre o homem enquanto ser social e seus princípios, e define a ética como a discussão teórica da moral.

Partindo deste principio, a cultura criada pelo homem torna-se a realidade cultural do ambiente em que ele está inserido. Essa tal realidade, está a todo o momento sofrendo a interação do homem, pois nela ele vive e se cria, mas nem sempre essa interação produz efeitos benéficos para o coletivo social inserido nesta cultura.

A pessoa não nasce ética; sua estruturação ética vai correndo juntamente com o seu desenvolvimento. De outra forma, a humanização traz a ética no seu bojo.

Muitos crêem que a condição de vir a ser ético, significa apenas a competência para ouvir o que o coração diz. Acreditamos que essa seja apenas uma característica de sensibilidade emocional, reservando-se o ser ético para os que tiveram a capacidade de percepção dos conflitos entre o que o coração diz e o que a cabeça pensa, podendo-se percorrer o caminho entre a emoção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com