TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Sociedade Da Informação

Artigo: Ética E Sociedade Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ÉTICA E SABER PRÁTICO – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

3 BENEFÍCIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO........6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este texto busca evidenciar a importância do conhecimento e da informação em nossas vidas. Assim, baseando-se nas idéias expressas na reportagem publicada no portal g1.globo.com, onde foi demonstrado um deslize de gestão pelo banco HSBC, tenta-se deixar clara a importância da informação e do conhecimento na administração de recursos humanos, pois, segundo Peretti, Brunetta e Werner(2009), “nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. A mesma regra de aplica a uma pessoa dentro de uma organização, porém, como já vimos até agora, é necessário ter uma postura crítica e reflexiva frente aos avanços da tecnologia, pois freá-la é impossível”.

2 DESENVOLVIMENTO

HSBC é multado em R$67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR.

Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/02/hsbc-e-condenado-por-espionar-152-funcionarios-segundo-o-mpt-pr.hmtl>

2.1 ÉTICA E SABER PRÁTICO – SEÇÃO SECUNDÁRIA

Nesta reportagem, percebe-se que o HSBC extrapola os limites éticos e profissionais, pois ao pesquisar sobre um problema em sua gestão, violou a privacidade de seus colaboradores. O objetivo era esclarecer um problema relacionado à falta por motivo de saúde, mas a empresa contratada pelo HSBC foi além desse limite. Ela, na verdade fez uma investigação sobre a vida particular dos funcionários: este trabalho investigativo trouxe à tona toda a vida particular, isto é, privada de pessoas que trabalhavam para este Banco. Vieram ao conhecimento fatos relativos à horários de saída e chegada, meios de transporte, roupas, hábitos de consumo até informações diretamente ligadas aos familiares dos investigados. Assim, os funcionários, que estavam sendo pesquisados sobre faltas excessivas ao trabalho, na verdade tiveram sua intimidade totalmente exposta.

De acordo com esses autores: Peretti , Brunetta e Werner, faltou à gerência de recursos humanos do HSBC uma postura ética e equilibrada, pois durante a investigação em discussão não houve “ uma postura crítica e reflexiva frente aos avanços da tecnologia. Isto é, não foi avaliada a conseqüência dos fatos investigados; as pessoas sofreram danos morais, quando estavam sendo alvos para esclarecer uma situação interna de seu local de trabalho, não a exposição de suas vidas. Cabe também destacar que, conforme a disciplina Ética, Política e Sociedade, todo ato social nem sempre é aceito por todos, nem sempre há unanimidade nos estudos do comportamento humano.

Outro aspecto a ser explanado é que a empresa em questão não soube respeitar os valores coletivos e individuais. Não mediu que sua vontade de esclarecer um problema administrativo levou a outro grave problema: violação de direitos individuais. A empresa não deu tratamento adequado à situação e partiu em busca de informações que e provocaram grande dano moral aos seus funcionários, sem esquecermos-nos dos danos provocados à imagem dela mesma, a empresa. Dessa forma, os valores éticos foram abandonados, não fizeram parte das investigações que poderiam ter esclarecido a questão das faltas excessivas por motivos de saúde. Percebe-se nitidamente que não houve reflexão sobre como fazer a pesquisa anteriormente citada sem que fossem atingidos aspectos morais de cada colaborador pesquisado ou investigado. Observa-se nesta reportagem a ausência do “saber prático”, toda conseqüência partiu da ação da própria empresa que não soube medir as conseqüências de seu ato.

Toda essa discussão surgiu do fato de funcionários serem reincidentes em faltas causas por problema de saúde.

3 BENEFÍCOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

O conhecimento que antes era procurado, agora, ao contrário, é ele que nos acha com bastante facilidade, está sempre disponível. Basta pensar sobre um determinado tema. Clicou, pronto. Já está ao nosso alcance. É só saber usar, colocar em prática os ensinamentos. As fontes são as mais diversas e ricas, dotadas de esclarecimento e de detalhes, antes tão distantes de nossos olhos. Se quero fazer um trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com