TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Barroca No Brasil

Monografias: A Arte Barroca No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 10

Arte Barroca no Brasil

O Barroco surgiu na Itália após o Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, que reuniu a cúpula da Igreja Católica e em que se decidiu pela oposição a certas inova-ções propostas por segmentos reformadores da Igreja. Suas características enfatizaram as transformações ocorridas na Idade Moderna.

Foi no século XVI que ocorreu a Reforma Protestante, originando os Estados Na-cionais e os governos absolutos, onde cada nação deveria se libertar do poder que a igreja católica possuía no período.

A Reforma Protestante foi uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais. Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feu-dalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, che-gando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Mar-tinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados. Enquanto na Alemanha a reforma era liderada por Lutero, na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Ulrico Zuínglio.

A Contra-Reforma, como ficou conhecida essa reação, significou um grande im-pulso para a Arte Religiosa. Interessada em popularizar a tradição e os ensinamentos cristãos, a Igreja Católica patrocinou artistas e artesãos, multiplicou a produção de orna-mentos e imagens para a decoração dos templos, e irradiou essa tendência estética por diferentes lugares ao redor do mundo.

O Barroco não demorou muito a chegar às Américas, e foi através dele que a razão, proposta pelo renascimento, começou a se diluir. A grande característica da Arte Barroca é o uso das emoções.

É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O Estilo Barroco traduz a tenta-tiva angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

Ao contrário da simplicidade e serenidade do Estilo Renascentista, o Barroco ca-racterizou-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero. Foi uma arte espetacular e faustosa que, nas igrejas, pretendeu atrair e impressionar os fiéis.

As obras dos artistas barrocos europeus valorizavam as cores, as sombras e a luz, e representavam os contrates. As imagens não eram tão centralizadas quanto as renas-centistas e apareciam de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais eram: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

As cenas retratadas costumavam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da bur-guesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos Artistas Barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.

As Esculturas Barrocas mostravam faces humanas marcadas pelas emoções, prin-cipalmente o sofrimento. Os traços se contorciam, demonstrando um movimento exage-rado. Predominavam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.

O Barroco Brasileiro é associado claramente à religião católica. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco encontram-se os mais belos trabalhos de relevo em madeira - as talhas - e esculturas em pedra sabão. Já nas regiões mais pobres, onde não havia o comércio de açúcar e ouro, a arquitetura das igrejas apresentava aparência mais modesta, assim como as residências, chafarizes, câmaras municipais etc.

No Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, terras do Paraguai e Argen-tina, chamadas de região missioneira, a arquitetura era diferenciada da arquitetura do Nordeste e das regiões das minas de ouro, pois os jesuítas misturaram elementos da arqui-tetura românica e barroca da Europa, pois os construtores eram de origem europeia.

A Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo

A arquitetura da catedral é de estilo barroco missioneiro,um misto de barro-co,renascentista e guarani.Na fachada,em pedra grês ou arenito,colunas,arcos e esculturas de Valentim Von Adamovich homenageiam os padroeiros dos Sete Povos das Missões.

No Nordeste, somente no século XVIII houve total domínio do requinte do barro-co. De Salvador saia grande quantidade de riqueza do país para Portugal e também vi-nham os artistas portugueses e produtos.

Riquíssima é a Igreja de São Francisco de Assis, com seu interior revestido de talha dou-rada levando para si o título de a Igreja mais linda do Brasil.

Igreja São Francisco de Assis

Assunção de Nossa Senhora

no teto da igreja de São Francisco de Assis, Capela-mor e altares laterais

Ouro Preto (Aleijadinho)

Altar lateral

Os mestres maiores da arte sacra foram Aleijadinho e Mestre Ataíde, onde suas obras, consideradas as mais belas do país despontaram com maior encanto a partir de 1766.

O Período Barroco Brasileiro tem, então, em seus santos e suas igrejas a mais significativa manifestação de fé e de arte: não só uma fé intimista com que cada pessoa se relacionava com seu santo, mas também, como uma expressão ímpar de ver, sentir e vi-venciar a arte.

As maiores expressões do Barroco Mineiro são, sem dúvida, o Aleijadinho e Ataíde. Mas a arte setecentista de Minas Gerais foi criação de uma infinidade de artistas, dos quais muitos permanecem no anonimato.

Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho)

Entalhador, escultor e arquiteto, trabalhava madeira e pedra-sabão, de que foi o primeiro a fazer uso na escultura. Considera-se que tenha aprendido o ofício com o pró-prio pai e outros mestres, José Coelho Noronha e João Gomes Batista. Mas é provável que sua genialidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com