TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capoeira E Sua Origem

Artigo: A Capoeira E Sua Origem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

A Capoeira e sua origem

A capoeira foi criada por negros no anseio de sua liberdade. Para a pratica usavam a beleza de seus movimentos e pensamentos positivos em preservar a integridade de seus semelhantes

A capoeira começou a se tornar uma enorme esperança de sobrevivência e com isto a necessidade de condicionar seus corpos, para mantê-los sempre ágeis e resistentes)

Com a necessidade de praticar seus movimentos, os negros treinavam até mesmo nas senzalas, sempre com muita cautela para os senhores de engenho não suspeitassem que estavam praticando uma luta.

Os negros muito inteligentes, usavam camuflar a luta praticada, tornando-a uma dança com saltos, movimentos de destreza corporal, Os senhores e feitores de engenho acreditavam estar havendo uma dança comum das origens africanas, pois desconheciam seus folclores e seus costumes.

No Brasil Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta.

Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas como desporto e como manifestação da cultura brasileira.

O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Hoje a capoeira está inserida em outra realidade social, muito diferente da sua origem; está preocupada com sua manifestação como arte em geral:

na dança, na música, no teatro e cinema, nas escolas do ensino fundamental e médio, também nas Universidades, onde é objetivo de estudos em muitos cursos de pós-graduação.

Saiu também do Brasil e está em muitos países da Europa e Estados Unidos, estima-se que no mundo todo existem 8 milhões de praticantes da capoeira, sendo 6 milhões aqui no nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com