TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aparência do movimento surreal

Projeto de pesquisa: A aparência do movimento surreal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso – Arte Visuais

Acadêmica: Aliny Roberta Alberton

RESUMO

O Surrealismo foi um movimento artístico que surgiu nas primeiras décadas do século XX, influenciado pelos estudos de Freud e teve seu marco com a publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em 1924, que lançou um grito de revolta, de liberdade, exaltando o maravilhoso e a imaginação, conclamando à prática da poesia e à mudança de vida. O surrealismo é a resposta dada por artistas, segundo formas e modos particulares, a um certo estado social. O objetivo dos surrealistas é liberar o homem das restrições de uma sociedade utilitária. No Brasil encontra-se traços do Surrealismo em obras de Tarsila de Amaral e Ismael Nery. Nery em 1927 de volta ao Brasil após uma viagem a França teve suas obras inspirado no surrealismo.

Palavras-chave: surrealismo, Ismael Nery, Tarsila do Amaral

INTRODUÇÃO

O Surrealismo foi uma das mais importantes vanguardas artísticas do século XX, onde tinha por base conceitual das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud.

Para os surrealistas, a Arte não deveria estar vinculada à razão lógica; seu lugar de expressão não é o mundo cotidiano. Como método, apresenta imagens complexas, compostas a partir da contraposição irracional de objetos simples.

Os surrealistas deixaram o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

1.0 Surgimento do movimento Surrealista

O movimento artístico surrealista e literário surgiu por volta de 1922 na França, fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas ou morais.

O termo “surrealismo” foi criado por G. Apollinaire em 1917, com o significado de “o que está acima do realismo”. Apesar disso, enquanto movimento artístico – literário surgiu na França na década de 1920.

O início do movimento se dá por volta de 1922. No manifesto e nos textos teóricos posteriores, os surrealistas rejeitam a ditadura da razão e os valores burgueses. Humor, sonho e a contra lógica são os recursos a ser utilizados para libertar o homem da existência utilitária.

ARTES PLÁSTICAS A pintura pode ser considerada a principal manifestação artística do surrealismo. Rejeitada como meio de representação do mundo concreto ou da emoção do artista, ela deve expressar o inconsciente.

O movimento divide-se em duas vertentes. Uma mantém o caráter figurativo, mas produz formas inusitadas com a distorção ou justaposição de imagens conhecidas. Um exemplo é A Persistência da Memória, de Dalí. Em um espaço representado convencionalmente, relógios parecem estar se derretendo.

Os artistas da outra vertente radicalizam o automatismo psíquico, para que o inconsciente se expresse livremente, sem controle da razão. Entre os expoentes estão Miró e Ernst. As telas de Miró caracterizam-se por composições de formas coloridas construídas com linhas fluidas e curvas, como em O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica.

CINEMA Os filmes não revelam preocupação com enredo ou história. As imagens expressam desejos não racionalizados e aversão à ordem burguesa. Buñuel, em parceria com Dalí, faz Um Cão Andaluz (1928) e L''Âge D''Or (1930).

LITERATURA Tanto a poesia como o romance tradicionais são rejeitados pelos surrealistas. A livre associação de idéias expressa o funcionamento do inconsciente. Por vezes são reunidas aleatoriamente frases ou palavras recortadas de jornais. O poeta Éluard, autor de Capital da Dor, adota esse processo de criação. André Breton, além dos textos teóricos do movimento, escreve obras ficcionais, entre elas Nadja, O Amor Louco e Os Vasos Comunicantes.

TEATRO O surrealismo serve de base para que Artaud elabore seu teatro da crueldade. Poeta, dramaturgo, diretor e ator francês, ele tem como proposta despertar as forças inconscientes do espectador, para libertá-lo do condicionamento imposto pela civilização. Não há separação rígida entre palco e platéia. Parte de sua teoria está exposta no livro O Teatro e Seu Duplo (1938). A montagem mais representativa é a do texto Os Cenci (1935), sobre uma família italiana do Renascimento. Nos anos 40 e 50, os princípios do surrealismo influenciam o teatro do absurdo.

2.0 Características do Surrealismo

O movimento artístico que aqui vamos abordar denomina-se Surrealismo. Este movimento possui algumas características obrigatórias para um quadro poder pertencer a tal movimento, tais características são:

• Pintura com elementos surreais;

• Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente);

• Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário;

• Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas;

• Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia;

3.0 SURREALISMO NO BRASIL

As idéias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nus e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral respectivamente. A obra Eu Vi o Mundo, Ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção. “O sonho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com