TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução de xilafone

Artigo: A evolução de xilafone. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 2

O Xilofone é um instrumento de percussão de altura definida ou de som determinado, este instrumento é de origem Africana e surgiu nas orquestras por volta do século XIX , existem teorias que afirmam que o instrumento tem origem Asiática mais precisamente China e Indonésia, se espalhando pelo mundo no período das cruzadas. Os primeiros usos estavam associados com o Folk (gênero musical que combina música folclórica com rock) do leste Europeu.

Foi o Russo Michael Gusikov que o excursionou pelo mundo popularizando o instrumento até o seu uso se tornar orquestrado.

Entre os compositores mais famosos que utilizaram o xilofone em suas peças, encontram-se Chopin e Mendelssonhn.

Com o surgimento do Jazz o xilofone ganhou outros usos e através dele foi desenvolvido o vibrafone.

O xilofone é construído de placas de madeira, geralmente da madeira originária conhecida como jacarandá, dispostas com uma estrutura com tubos de ressonância para transformar o som percussivo do tilintar da madeira, em notas determinadas. A madeira também pode ser substituída por fibra vidro para dar um som mais grave.

As placas de madeira são confeccionadas com todo cuidado possível, criteriosamente secas e afinadas. As baquetas são usadas para percuti-lo, elas podem ser feitas de madeira maciça ou borracha dependendo do timbre desejado.

Normalmente este instrumento cobre 2 oitavas e meia, já no uso orquestral encontramos xilofones que atingem 3 oitavas e meia, dependendo do seu uso pode-se observar mais oitavas.

A evolução do xilafone é o vibrafone, cuja principal diferença está nas barras que são feitas de alumínio e não de madeira, existe também um pedal como os que encontramos em piano permitindo que a nota soe por mais tempo, acompanha também um motor que quando acionando produz uma nota em tremolo.

Inventado por Henry Schluter em 1927, o vibrafone tornou-se muito difundido dentro do Jazz.

Existe também a marimba uma versão do xilofone desenvolvida na Africa, feito de vidro que pode ser tocado com um arco de crina, como os instrumentos de corda.

Existem ainda marimbas, glockenspiels, balafons, que vem sendo mais explorados por músicos de jazz, e uma infinidade de variações desse instrumento.

Dentro da música popular, podemos detectar o seu uso dentro do rock progressivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com