TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALYNA FILMOPO MOBORAL GURADIAN

Resenha: ANALYNA FILMOPO MOBORAL GURADIAN. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME O GURADIÃO DE MEMÓRIAS

Durante o Inverno de 1964. Norah, esposa do Dr. David Henry, concebe gêmeos, sendo o obstetra o próprio marido. O menino nasce sem imperfeições, porém a menina demonstra anormalidades e com as lembranças da morte da irmã com problemas de doença vindo a tona, o médico acaba entregando a filha pra adoção pedindo à enfermeira Caroline que levasse a criança, dizendo à esposa que a menina veio a óbito.

A enfermeira ao observar o local onde deixaria a criança, sensibiliza-se e decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah nunca mais consegue se recuperar do trauma psicológico gerado pela falta da menina. A partir disso várias ações com segredos, mentiras e traições se desenrolam, mostrando uma realidade sob a ótica do preconceito que pessoas com deficiências sofrem em suas vidas, sendo essas pessoas consideradas inúteis à sociedade da época.

O filme mostra a vida de uma pessoa com síndrome de Dawn que é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Pessoas portadoras da síndrome têm características físicas semelhantes. Mesmo que apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes, e muitas vezes serem capazes de constituir famílias.

O preconceito abordado no filme é uma realidade histórica da sociedade de uma época onde o conhecimento sobre muitas síndromes ainda estavam em andamento, e ainda está, porém atualmente sob uma ótica mais humana e sensível. A luta das famílias para inserir essas pessoas na sociedade foi objeto de reflexões que iniciaram com discussões comoventes dentro de uma abordagem inicialmente de iniquidade, contudo ao longo do tempo muitas pessoas deficientes foram sendo inseridas e tratadas mais respeitosamente, mostrando que todos têm algo a oferecer para sociedade.

“O princípio fundamental da sociedade inclusiva é o de que todas as pessoas com deficiência devem ter suas necessidades especiais atendidas” (GARCIA, 2013). Mesmo que haja a luta por essas pessoas, seres humanos que contribuem de alguma forma para sociedade, ainda existem os problemas com a inclusão com equidade, e o maior problema de todos é a rejeição familiar bem retratada no filme. Indiferenças, discriminação e falta de respeito ao próximo ainda são vistos no trato das pessoas com deficiências. “Alguns estudiosos chegam a dizer que todos são pessoas com deficiência, em algum aspecto das atividades físicas e mentais, demandadas ao indivíduo ao longo de sua existência” (GARCIA, 2013). Atentemos para a possibilidade que pessoas sem deficiência podem se tornar pessoas com deficiência por tempo determinado e indeterminado.

Os problemas causados pela mentira do Dr. Transformaram uma família e a busca pela transformação da culpa interior acaba desestruturando e traumatizando, a ponto de desencadear e fixar o sofrimento. Porém, a falta de conhecimento não permitiu que a aproximação à criança com deficiência lhes mostrasse a realidade de uma família com deficiente e o que os portadores de deficiência podem transmitir, pois são pessoas portadoras de sentimentos que causam transformações.

Os deficientes físicos são relatados há tempos estando por toda parte, desde os tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com