TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTR

Resenha: ARTR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2013  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Com base nos dados coletados na presente etapa do Estágio Supervisionado I realizado na Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda, é possível apontar algumas considerações. Inicialmente observa-se que a escola apesar de ter muitos recursos didáticos, ainda falta um laboratório para o desenvolvimento das experiências práticas tanto dos alunos como dos professores da disciplina de Ciências da Natureza. É importante também salientar que os recursos que a escola possui são poucos usados pelos professores; dando a entender que lhes faltam conhecimento prático para manusear alguns dos equipamentos ou até mesmo criatividade para adequar os conteúdos aos recursos tecnológicos.

Percebi também que falta um entrosamento maior entre a equipe administrativa da escola, pois nem todos sabem o que ocorre na escola, isso ficou claro num dia de visita que realizei quem ninguém sabia por andava o diretor e o secretário administrativo da escola e também questionamentos que fiz relacionados à parte administrativa da escola, somente uma pessoa estava apta a responder.

Também ficou claro que os alunos estão fadados com aulas expositivas, utilizando tão somente livro didático, quadro negro e giz ou quadro acrílico e pincéis. Eles querem que a escola evolua e que os professores não fiquem parados no tempo e no espaço, que acompanhe o processo de modernização pelo qual o mundo está passando.

Compreendi que ao terminar o curso de Licenciatura em Química, ainda necessitarei de estar sempre realizando cursos de aperfeiçoamento para estar atualizado. Também é necessário mudar a didática quais os professores dessa escola utilizam. Como profissional tenho que aprender a lidar com o inusitado (recursos tecnológicos) de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas.

É sem dúvida um dos grandes desafios da educação nesse novo século transformar a escola em um espaço de aprender a aprender. É importante salientar que para isso, deve se repensar nos modelos pedagógicos até então utilizados pelos educadores e ter a ousadia de acreditar em novos métodos com a integração das várias tecnologias. O foco centra-se, porém, mais na formação dos alunos diante das necessidades da sociedade atual do que na própria tecnologia. Isso porque tecnologia sozinha não garante a aprendizagem e não opera mudanças na Educação.

Todos nós somos sabedores que a escola está inserida em um contexto complexo de relações. Promover mudanças na escola, a partir da introdução das tecnologias, depende de uma série de fatores, que ultrapassam a pura aquisição de equipamentos ou a capacitação dos professores. É preciso que toda a comunidade (gestores, pais) acredite que é necessária a mudança, participe na sua implementação, conheça todo o potencial que as tecnologias podem trazer para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. Para começar é suficiente, acreditar na possibilidade de mudança, ter a direção da escola como aliada e disposta a implementar o projeto e contar com a participação de professores que gostem de desafios. Essas são minhas pretensões para quando eu terminar o meu curso e ingressar nesta árdua, mas gratificante carreira de educador do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e também do Ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com