TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aaaaaaaaa

Dissertações: Aaaaaaaaa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema: Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

Esta atividade é importante para que você conheça o significado da palavra administração, sua importância e sua história, que evoluiu no decorrer dos séculos até se tornar o que vivenciamos hoje.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração:

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultasAntecedentes Históricos da Administração: Os primórdios da Administração

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de administrar as organizações. O desenvolvimento das ideias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX. Influência dos filósofos • • • Sócrates (470 a.C. 399 a.C) Platão (429 a.C 347 a.C) Aristóteles (384-322 a.C)

Com o surgimento da Filosofia Moderna destacam-se Francis Bacon e René Descartes. • • Francis Bacon (1561-1626) René Descartes (1596-1650)

Influência da organização da Igreja Católica Influenciou profundamente o pensamento administrativo. As normas e princípios da Administração Pública foram transferidas das instituições dos Estados para as instituições da Igreja Católica. Influência da organização militar Influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar. Influência da Revolução Industrial A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa. Iniciou-se na Inglaterra e pode ser dividida em duas épocas distintas: 1780 a 1860: 1ª. Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro. 1860 a 1914: 2ª. Revolução Industrial ou revolução do aço e da eletricidade. Características de 1ª Revolução Industrial Mecanização da indústria e da agricultura; Aplicação da força motriz à indústria; Desenvolvimento do sistema fabril; e Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações. Características da 2ª Revolução Industrial Substituição do ferro pelo aço; Substituição do vapor pela eletricidade; Desenvolvimento de máquinas automáticas; Especialização do operário;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com