TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglieri

Resenha: Aglieri. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  253 Visualizações

No estudo realizado por Aglieri (2011, p. 9) sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsável no Brasil, destaca a existência de uma “disseminada insatisfação com os aspectos provocados pela gestão das organizações” o que tem motivado a necessidade de uma nova postura empresarial ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento.

Empresas atestadas como sustentáveis “devem contribuir para a manutenção da vida no planeta e assimilar a lógica da organização da natureza em suas atividades” (AGLIERI, 2011, p. 9). Destaca-se a necessidade de uma nova postura empresarial, ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Uma nova dinâmica econômica “de crescer sem destruir” é fundamental para a criação de modelos de gestão comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Esse modelo deve objetivar o desenvolvimento sustentável com garantia da dignidade humana e sustentabilidade ecológica; a adoção de práticas de gestão que tornem as empresas percebidas como mais comprometidas com a sociedade.

Aglieri (2011) caracteriza seu estudo sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsáveis no Brasil como descritivo e interdisciplinar. O caráter descritivo decorre de seu desejo de retratar as associações entre ferramentas de gestão para a sustentabilidade e os princípios ecológicos. Trata-se de uma perspectiva interdisciplinar de análise, apoiada em ferramentas de gestão (Administração) e nos princípios de sustentação da vida (Ecologia), cuja associação possibilita preservar a integridade da empresa e do planeta. As hipóteses levantadas são:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com