TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aibo

Seminário: Aibo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Seminário  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

Para aqueles que não podem pagar por um Aibo, a Shaper Image lançou o Wee Bot, que está disponível em versão adulto ou criança e também em família. O Wee Bot possui olhos grandes, brilhantes e expressivos que se movem e uma linguagem extraterrestre de arrotos, pios, roncos, arrulhos, risadas, latidos, gargalhadas, ronrons e gemidos. O que dispara essas reações? O carinho e outros sentimentos que você lhe dispensa. Eles expressam felicidade quando acariciados, mau humor quando com sono e impaciência quando importunados. Eles respondem aos comandos a partir de um ‘tradutor’ sem fio silencioso que converte os desejos do dono numa linguagem que o cãozinho compreende. As crianças, chamadas de PeeWee Bots, tem sua própria rotina e respondem a mensagens de voz emitidas do Wee Bot adulto mais próximo. Elas gostam de exercícios e de tirar cochilos; também comem emitindo sons como se estivessem engolindo e comendo de verdade. Quando felizes, eles se comportam. Em contrapartida, quando não estão felizes, é necessário ‘modos especiais’ para mantê-los na linha.

Os Wee Bots não se parecem com nenhuma criatura que conhecemos. O corpo deles é arredondado, e há dois modelos de adultos: o Twirple, que tem o corpo roxo e os olhos verdes, e o Ziggle, que tem o corpo laranja e os olhos verdes. O melhor de tudo: eles não custam muito caro. Um Wee Bot adulto custa 39,95 dólares, um PeeWee Bot, 29,95, e uma família (um adulto e duas crianças) sai por 99 dólares. Basta entrar em contato com a Sharper Image para obter um animal de estimação da nova era.

Questões

1. De que modo fatores pessoais poderiam afetar a compra de um Aibo? E de um Wee Bot?

2. Quais fatores culturais e sociais poderiam afetar a decisão de se comprar um Aibo ou um Wee Bot?

3. De que maneira os grupos de referência afetam o interesse do consumidor em robôs de estimação ou robôs em geral?

4. Quais necessidades um indivíduo que compra um robô de estimação provavelmente está satisfazendo?

5. Na sua opinião, por que a Sony decidiu vender o Aibo apenas pela Internet? De que maneira essa escolha pode afetar o processo de decisão de compra do consumidor? Para você, essa decisão foi inteligente?

6. De que modo as vendas apenas na Internet poderiam afetar a taxa de difusão do Aibo? Na criação desse novo setor, o que a Sony poderia fazer para tornar mais rápida a difusão dos robôs voltados para o entretenimento?

Fonte: Neil Gross e Irene Kunii, “Man’s best friends: and no scooper needed”, Business Week, 20 jul. 1998, p. 53; Irene Kunii, “This cute little pet is a robot”, Business Week, 24 maio 1999, p. 56–57; Peter Landers, “At last, a dog that barks, wags its tail, and never has to go out”, Wall Street Journal, 12 maio 1999, p. B1; Ginny Parker, “In Japan, robots are not just for factories anymore”, Greensboro News and Record, 2 nov. 1999, p. B6–B7; “Robots”, The Economist, 5 jun. 1999, p. 78; Richard Shaffer, “Can’t anyone make a decent robot?”, Fortune, 19 jul. 1999, p. 120–121; “Sony launches special edition

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com