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Por:   •  11/3/2015  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

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“O que perturba e alarma o homem não são as coisas, mas suas opiniões e fantasias a respeito delas” (Epicteto). O complexo de Édipo e pacto social: para que se dê o processo civilizatório é necessário que o indivíduo renuncie seus impulsos mais primitivos, renuncia esta que é garantida pela instituição da Lei do pai, como representante da Lei da Cultura dentro da família. Em troca, a sociedade proporciona o mínimo necessário para que o indivíduo mantenha sua integridade física e psíquica. O HOMEM COMO ANIMAL SIMBÓLICO * * (CULTURA É) o sistema de atitudes, instituições e valores de uma sociedade (CALDAS AULETE). Idéia sobre a(s) origens da cultura: Claude Levi-Strauss (regra da exogamia) – a cultura surgiu quando o homem convencionou a primeira norma (primeira interdição): a proibição do incesto que é o meio positivo de assegurar a comunicação e o intercâmbio das mulheres entre os grupos, e vê nisso o critério de passagem da natureza à cultura. Leslie White – a passagem para a cultura se deu quando o cérebro humano foi capaz de gerar símbolos: Todo comportamento humano se origina no uso de símbolos. Foi o símbolo que transformou nossos ancestrais antropóides em homens e os fez humanos. (IDEIAS SOBRE A ORIGEM DA) CULTURA * * Homo vivens (vida): “O homem é homo vivens: ele é humano enquanto é vivo. Enquanto, porém, o fenômeno da vida é dado certo e óbvio, o seu significado, a sua verdadeira natureza e a sua origem são coisas muito complexas, obscuras e misteriosas” (Id. Ib., 1980: p. 43). Homo sapiens (saber): “O homem é um ser dotado de conhecimento: é homo sapiens. No conhecer, de modo particular, ele se destaca dos outros seres que o circundam e os supera imensamente’ (Id. Ib., 1980: p. 63). Homo volens (vontade): “Homem de vontade, homem de caráter, homem decidido, homem livre são expressões comuns na nossa linguagem para designar um tipo ideal de homem. Todavia, vontade, decisão, caráter e liberdade não são qualidades que se acham somente em poucos homens excepcionais, mas pertencem ao homem enquanto tal.” (Id. Ib., 1980: p. 109). ALGUMAS IDEIAS SOBRE O HOMEM * * Homo socialis (sociabilidade): “A sociabilidade é a propensão do homem para viver junto com os outros e comunicar-se com eles, torna-los participantes das próprias experiências e dos próprios desejos, conviver com eles as mesmas emoções e os mesmos bens. / A politicidade é o conjunto das relações que o indivíduo mantém com os outros, enquanto faz parte do grupo social” (Id. Ib., 1980: p. 159). Homo faber (trabalho): “...o trabalho é atividade tão importante para o estudo do homem como o conhecimento, a liberdade e a linguagem. Hoje compreendeu-se que ‘o homem é essencialmente artifex, criador de formas, fazedor de obras...” (Id. Ib., 1980: p. 198). Homo religiosus (religião): “Manifestação tipicamente humana é a religião. Ela não está presente nos outros seres vivos, mas somente no homem. E é a manifestação que, se abarcarmos a humanidade inteira seja com relação ao espaço quanto ao tempo e não somente este ou aquele grupo de época histórica particular, assume proporções notabilíssimas. [...] as culturas são profundamente marcadas pela religião” (Id. Ib., 1980: p. 224). ALGUMAS IDEIAS SOBRE O HOMEM * * Desde os primórdios da cultura ocidental, a reflexão sobre o homem, provocada

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