TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula sobre impressionismo

Por:   •  24/2/2017  •  Seminário  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 3

AULA: 05/08/16 - DURAÇÃO: 50MINUTOS PROFESSORA : Maria Rita do Nascimento Santiago

IMPRESSIONISMO

OBJETIVO:

1)- Estudar as características e o histórico do movimento.

2)- Conhecer os principais artistas.

3)- Vivenciar as técnicas utilizadas.

COMENTÁRIO

O movimento impressionista é um movimento percebido como ruptura na história da arte ocidental. Com o advento da fotografia, pintar deixa definitivamente de ser a representação da realidade de forma naturalista e os artistas buscam discussões acerca da própria arte. Luz, cor e movimento são temas recorrentes em suas obras e mudam a cada segundo. Daí, a necessidade de pinceladas rápidas.

METODOLOGIA

Será ministrada uma aula externa de observação , onde o aluno poderá observar as mudanças que ocorrem em um objeto quando este é colocado sob a luz solar . Os alunos serão estimulados a desenhar o objeto de forma rápida procurando representar a impressão “deles” do objeto em questão. Em seguida cada aluno faz um breve relato de sua observação.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

É importante que os alunos já tenham noções de cores (primárias e secundárias), nuances e tonalidades. O objeto será uma bola por se tratar de um objeto fácil de ser desenhado por todos, onde o objetivo principal é representar a luz do sol no objeto, para assim perceber e vivenciar as habilidades desenvolvidas pelas artistas impressionistas.

ESTRATÉGIAS

1)- Levar para a sala de aula algumas reproduções de obras impressionista e fazer a leitura delas, procurando enfatizar as pinceladas rápidas e as cores puras. Fazer uma rápida comparação com outros estilos anteriores.

2)- preparar pranchetas com papel canson e lápis de cera com as cores primarias, para que cada aluno registre a sua impressão do objeto.

3)- Leitura do livro” Linéia nos Jardins de Monet “ como atividade extra classe e referência para atividade avaliativa de fixação de conteúdo.

4)- Tarefa de casa:

Produzir três desenhos do mesmo objeto (objeto simples), que deverão ficar expostos no mesmo lugar e na mesma posição em três horários diferentes, ( pela manhã, ao inicio da tarde e no final do dia.). Fazer um pequeno texto relatando o que foi observado em cada desenho. Esta tarefa poderá ser feita no fim de semana.

RECURSOS PEDAGÓGICOS:

Apresentação de obras de arte relacionada ao tema trabalhado.

Objeto (bola) para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com