TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BPDU

Seminário: BPDU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Como já foi abordado, o STP é considerado muito lento, especialmente para rede atuais e que exigem alta disponibilidade. Um protocolo mais rápido, portanto, precisou ser desenvolvido e, para satisfazer essa demanda, em 1982 foi introduzido pela primeira vez o Rapid Spanning Tree (IEEE 802.1w). No ano de 2004, o RSTP foi incorporado pela IEEE no padrão 802.1D, com identificação 802.1D-2004.

O RSTP não é um protocolo totalmente novo, mas sim uma evolução do STP que preserva conceitos básicos, como por exemplo a maneira que o algoritmo Spanning Tree elege uma bridge raiz. Incorpora, no entanto, novas características:

Novo estado e novas funções das portas;

Conceito de tipo de segmento;

Sistema de proposta e de acordo veiculado pelas BPDUs, fazendo com que a transição para o estado de encaminhamento dispense um temporizador, utilizado no STP (IEEE 802.1D).

Cada porta pode assumir um dos seguintes estados:

Descarte: a porta pode enviar e receber BPDU, porém não pode encaminhar pacotes, impedindo assim a formação de loops. Esse estado substitui os estados do STP de bloqueio, de desativação e de escuta, e ocorre numa topologia estável em uso ou numa topologia em processo de sincronização de alterações;

Aprendizagem: a porta pode enviar e receber BPDU, porém não encaminha pacotes. Assim como o estado de mesmo nome no STP, essa porta pode aprender endereços MAC. Ocorre numa topologia estável em uso ou numa topologia em processo de sincronização de alterações;

Encaminhamento: a porta pode enviar e receber BPDU e encaminha pacotes. Ocorre apenas em uma topologia estável em uso.

Além dos estados, cada porta das bridges possui uma função associada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com