TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benvenuto Cellin

Artigo: Benvenuto Cellin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Arte do renascimento

Benvenuto Cellini

biografia

Cellini (1500-1571) foi ourives e escultor italiano. Entrou para a história como o maior ourives do Renascimento e também como escultor de grande talento. Nasceu em Florença na Itália, no dia 3 de novembro. Era filho de um fabricante de instrumentos musicais. Contrariando o pai, que pretendia que o filho fosse o maior músico do mundo, Cellini foi trabalhar como aprendiz de joalheiro, dedicando-se com afinco ao aprendizado.

OBRAS

Perseu com a cabeça da Medusa, também conhecida com o Perseu de Cellini.

Considerada a obra prima do verdadeiro joalheiro escultor Benvenuto Cellini, a escultura em bronze deu muito trabalho ao artista para ser realizada feita especialmente para a Loggia della Signoria.

Colocada no alto de um pedestal Perseu segura a cabeça da Medusa pelos cabelos e olha para baixo em direção ao espectador Com a mão esquerda empunha a espada curva que lhe foi dada por Mercúrio de quem é protegido, O pedestal removido no século XX e substituído por uma cópia é outra obra prima todo ele com pequenos bronzes que representam divindades ligadas ao mito de Perseu demonstra todo o talento do escultor em obras de menor escala, O pedestal original está no Bargello museu de esculturas.

Saleiro feito para Francisco I considerado uma obra prima de ourivesaria, conforme descrita por Benvenuto Cellini os personagens smbolizam a água e a Terra entrelaçados, a figura mas culina com o tridente na mão e os cavalos marinhos na base identificam-se como Poseidon (deus do mar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com