TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bokeh

Projeto de pesquisa: Bokeh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A fotografia tem muitos elementos que fazem com que uma mesma cena possa ser capturada e interpretada de várias formas. Alguns desses elementos são puramente técnicos, outros dependem de uma concepção artística, mas com certeza a aplicação de qualquer deles deve ser uma decisão sábia do fotógrafo.

Este trabalho busca compreender um dos elementos mais intrigantes e belos da fotografia: o Bokeh. Utilizado em muitos estilos de fotografia, o Bokeh pode trazer à imagem desde o isolamento de um determinado assunto em relação ao fundo, até efeitos oníricos e suaves. Entender como o Bokeh funciona e onde e como ele pode ser usado, é certamente uma coisa que todo fotógrafo deveria saber.

Origem do termo

Bokeh (pronuncia-se “bou'-'quei”) tem origem na palavra japonesa boke, que em tradução livre é algo próximo de “desfoque”. É um termo relativamente novo na fotografia, já que começou a figurar nos livros por volta de 2000 (Hollywood Portraits, por Roger Ricks e Christopher Nisperos).

O Bokeh

O Bokeh é a distorção que é produzida pela objetiva nas áreas da imagem que não estão em foco. Na verdade, toda área da foto que não estiver em foco não estará nítida. O Bokeh é uma distorção acentuada destas áreas não nítidas fora da profundidade de campo. Uma das principais características que define o Bokeh é o aparecimento dos “Círculos de Confusão”. Os círculos de confusão são raios de luz provenientes da cena que, após atravessar a objetiva, não convergem para o ponto de foco no plano do sensor, refletindo para outras direções. Nós os enxergamos como pontos de luz ou como pequenas manchas. Quanto mais divergirem esses raios de luz maior será o desfoque e maior será o círculo de confusão. É importante salientar que os círculos de confusão se encontram fora da área de profundidade de campo, ou seja: fora da área de nitidez aceitável na frente e atrás do ponto focado.

Ideias opostas

Nas linhas acima mencionei a expressão “áreas não nítidas”. Mas, o que é nitidez? Que relação ela tem com o Bokeh? O que podemos entender como nitidez é a clareza de uma imagem que, no caso da fotografia digital, é definida pela sua acutância e pela sua resolução. A acutância nada mais é do que a transição de informação de imagem em bordas. Essa acutância pode ser baixa ou alta, sendo que quando é baixa influi para uma menor nitidez, e quando é alta percebemos uma maior nitidez. Já a resolução é a capacidade do sensor de mostrar elementos detalhados com curtíssima distância entre si.

Tendo isso em vista, podemos dizer que o Bokeh tem características opostas à nitidez, uma vez que o Bokeh encontra-se fora da área de nitidez aceitável da imagem e tem como principal característica o desfoque acentuado. Resumindo: nitidez = clareza, detalhes; Bokeh = desfoque, distorção.

Fazendo o Bokeh aparecer

Alguns fatores devem ser observados para fazer o bokeh aparecer, esses fatores podem ser combinados para tal.

A abertura do diafragma tem grande influência no processo. Quanto mais aberto o diafragma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com