TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bom Dia

Exames: Bom Dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  329 Visualizações

Chama-se sistema nervoso autônomo a parte do sistema nervoso relacionada com o controle da musculatura lisa, com o rítmo cardíaco e com a secreção de algumas glândulas. Sua função é ajustar certas atividades do organismo, a fim de manter a constância do meio interno (homeostase).

conceito de sistema nervoso autônomo é principalmente funcional. Anatomicamente, ele é formado por aglomerados de células nervosas localizadas no sistema nervoso central, por fibras que saem do sistema nervoso central através de nervos cranianos e espinhais, e pelos gânglios nervosos situados no curso dessas fibras. O primeiro neurônio de cadeia autônoma está localizado no sistema nervoso central. Seu axônio entra em conexão sináptica com o segundo neurônio da cadeia, localizado num gânglio do sistema autônomo ou no interior de um órgão. As fibras nervosas que ligam o primeiro axônio ao segundo são chamadasde pré-ganglionares e as que partem do segundo O sistema nervoso autônomo é formado por duas partes, distintas por sua anatomia e por suas funções: o sistema simpático e o sistema parassimpático.

Sistema nervoso autônomo simpático

É um sistema adrenérgico, sendo seu principal neurotransmissor a noradrenalina. Seu principal nervo é o tronco simpático. Está presente nos vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas, músculo liso, vísceras torácicas e abdominais. Este sistema é ativado em momento de estresse.

Nas fibras pré-ganglionares é a acetilcolina e nas pós ganglionares é a noradrenalina que atua.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com