TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasilidade

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÃMPUS  TRINDADE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

LORENA PEREIRA PONTES

BRASILIDADE

GOIÂNIA

2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÃMPUS TRINDADE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

LORENA PEREIRA PONTES

                                               BRASILIDADE

Trabalho interdisciplinar do VIII UEG Mostra Moda, oferecido pela Universidade Estadual de Goiás – Cãmpus Trindade, sob a orientação do professor(a) Nélia.

GOIÂNIA

2015

LISTA DE IMAGENS

Figura 01 – Montagem Brasilidade .....................................................................6

Figura 02 – Identidade Nacional..........................................................................7

Figura 03 – Jovens em protesto durante a ditadura............................................8

Figura 04 – Desfile Zuzu Angel...........................................................................9

Figura 05 – Desfile Lino Villaventura.................................................................12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................5

CAPITULO I – TEMA - BRASILIDADE............................................................6

CAPITULO II – INSPIRAÇÃO CHITA ...........................................................11

CAPITULO III – MARCA DE REFERÊNCIA LINO VILLAVENTURA...........12

CONCLUSÃO...............................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................14

 

INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa realizada é conhecer um pouco dos diversos aspectos culturais brasileiros com propósito de encontrar fontes de inspiração para criação de produtos de moda. Viajar na brasilidade, explorar diversas riquezas culturais e naturais. Descobri o que está por trás da alegria desse povo, mesmo quando a realidade é caótica.

 

CAPITULO I – TEMA - BRASILIDADE

Da nossa nacionalidade surge o tema para o sexto Ueg Mostra Moda. Brasil é um país admirável por seu folclore, suas belezas naturais, pela alegria de seu povo... Ser brasileiro significa acreditar, torcer, dançar, vibrar, cantar, ser feliz.

[pic 1]

        A diversidade cultural enriquece a nação.  A história começa com a mistura do povo indígena, com os colonos portugueses e escravos africanos. Ainda fomos presenteados com a cultura dos imigrantes italianos, japoneses e árabes. Herdamos aspectos como a culinária, dança e religião desses povos.

As regiões brasileiras apresentam distintas manifestações culturais. No nordeste, temos danças e festas como Bumba meu boi, Maracatu, Frevo, Capoeira, Cavalhadas.. No Centro-Oeste a culinária é marcada por pratos como a galinhada com pequi, pamonha, empadão goiano, angu e peixes do Pantanal (como pintado, pacu e dourado).

No Norte as frutas típicas são: cupuaçu, graviola, açaí, taperebá, e buriti. No Sudeste temos diversas festas religiosas, como a Festa do divino, festejos dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação em Aparecida (SP), congadas e cavalhadas de Minas Gerais. O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades apresentam tradições desses antepassados.

[pic 2]

Mas não é só de alegria que esse país se construiu, a história também é formada por batalhas e disputas, cujas principais finalidades eram a proteção de suas terras e de seu povo. Lá no início da história, os grandes vilões eram a corte portuguesa, que impediam a população de produzir suas próprias mercadorias e enriquecer, assim a “guerra da independência” foi uma das principais batalhas travada pelos brasileiros.

        Com decorrer dos anos, a ascensão da republica brasileira foi o ponto de partida para os conflitos legislativos e a guerra por poder. Com base nos direitos da população, que muitas vezes foram iguinorados, muitas revoltas aconteceram.

A política recente nacional foi marcada pela ditadura militar, período  entre 1964 e 1985, que os militares conduziram o país através de atos institucionais que levaram a censura, a perseguição política, a falta de democracia e a repreensão de maneira violenta a qualquer cidadão que fosse contrário ao regime militar.

A liberdade de expressão foi extinta. Muitos partidos políticos, sindicatos, grupos estudantis e outras organizações foram eliminados ou modificados pelo governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura.

[pic 3]

Em busca de expressar sua indiguinação com o regime que seu país estava submetido a estilista mineira, Zuzu Angel usava a moda, como veículo de protesto. Começou com uma loja de grande sucesso em Ipanema, fazia roupas com inspiração na identidade brasileira, utilizava pedras nacionais e outros materiais naturais, como o bambu e as conchas. A tabela de cores era vibrante e as estampas tropicais.

Seu filho Stuart, foi um desaparecido político, torturado e morto pelos militares. Assim Zuzu passou a se manifestar através de suas roupas, foi a primeira estilista que realizou um protesto político. Sua coleção era composta por silhuetas bélicas, estampas de pássaros engaiolados, balas de canhão, meninos aprisionados, pombas negras, crucifixos... Esta foi apresentada em Nova York, com modelos usando faixas de luto. O atrevimento da estilista para denunciar as torturas acometidas no Brasil certamente ocasionou em sua morte. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (830.1 Kb)   docx (688.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com