TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA, Homem e Sociedade

Resenha: CULTURA, Homem e Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 – CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

As construções culturais humanas modificam o ambiente, e recriam as paisagens, costumes e valores e intensificou-se na Revolução Industrial, fato que ocorreu no final do século XVIII e foi até o século XX, trazendo consigo mudanças em todos os âmbitos sociais, desse modo ocasionando, um crescimento acelerado e desordenado.

A cultura consiste nos costumes, comportamentos, valores e normas de um dado grupo de indivíduos e é expresso em tudo que é criado por eles. Os valores são abstrações, enquanto as normas são princípios definidos as quais devem ser observados por cada individuo que compõe essa sociedade, ou seja, o que é “permitido” e o “proibido” no convívio social.

Sociedade pode ser expressa como o conjunto de indivíduos que compartilham ideias, projetos, gostos, objetivos, preocupações e hábitos, dessa forma interagindo entre si constituindo uma comunidade.

Dai podemos entender a sociedade como um grupo de indivíduos que formam um sistema de integrado, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo, dessa maneira uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre indivíduos direta ou indiretamente, formando uma comunidade interdependente e organizada por meio de suas rotinas próprias, assim os grupos com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade:

tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade:

tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2006.

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. 4. ed. Campinas: Alínea, 2009. PLT 254.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com