TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cavanellas

Seminário: Cavanellas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Seminário  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Apesar de a minissérie Queridos Amigos ser ambientada em São Paulo, a deslumbrante casa do personagem Léo, de Dan Stulbach, fica na verdade em Pedro do Rio, região serrana do Rio de Janeiro. Desenhada e construída em 1954 por Oscar Niemeyer e com jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, a casa se chama Edmundo Cavanelas e faz parte do movimento modernista de arquitetura. 'Nossa intenção era achar uma locação inédita na dramaturgia e, por uma questão de logística, teria que ser no Rio', diz May Martins, cenógrafa da minissérie. 'Encontramos essa casa, que tem o mesmo espírito de uma casa na Serra da Cantareira, local onde o personagem mora na ficção, e que, apesar de ser do Niemeyer, não era muito conhecida do grande público.' Stulbach ficou entusiasmado com a escolha: 'Eu certamente moraria nessa casa, não só pelo fato de ser do Niemeyer, mas por ser realmente muito bacana, com uma sala integrada ao jardim, o que dá uma impressionante sensação de bem-estar', disse a QUEM.

A equipe de produção de arte foi buscar objetos, móveis, livros, quadros e esculturas que simbolizassem um personagem moderno, de bom gosto, intelectualizado, sofisticado e que preza pelo conforto. A minissérie se passa em 1989. 'Tínhamos que mostrar, por meio dessa casa e dos objetos, que o Léo vinha de uma classe social alta, numa época em que comprar arte era sinônimo de ter bom gosto', disse May Martins.

Para o produtor de arte da minissérie, Guga Feijó, os livros na estante da sala são fundamentais para caracterizar o personagem: 'Estamos falando de uma época em que as pessoas liam muito'.

Segundo o arquiteto paulistano Arthur de Mattos Casas, a locação não é o projeto mais interessante de Niemeyer, mas caracteriza com elegância a moradia de uma pessoa da elite paulistana. 'Geralmente, são usados imóveis de novo-rico nessas situações', diz. Do projeto original, Casas destaca a leveza ('Parece que há uma asa de passarinho') e a transparência, que preserva a vista da região serrana fluminense e do jardim de Burle Marx. 'Nem gosto do quadriculado, mas acho que funciona muito bem no vídeo.'

TENDA MODERNISTA

Oscar Niemeyer projetou esta casa em 1954, com características de um modernismo de formas livres, estrutura térrea, pequena e com planta regular, tudo sob uma cobertura única, apoiada nas quatro extremidades. Quatro pilares feitos de pedra sustentam um teto arredondado, dando a impressão de uma tenda. 'O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país', diz o arquiteto em seu site.

OS JARDINS DE BURLE MARX

Os jardins da Casa Edmundo Cavanelas se dividem entre a parte da frente (acima), onde as curvas aparecem no paisagismo das plantas, e a parte de trás, da piscina (à esq.), onde pedaços de grama de cores diferentes foram posicionados formando um tabuleiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com