TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cianotipo e Fotogravura Draft

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Processo:

1º- Preparação da placa de impressão. placa de cobre puro deve estar limpa, com a superficie polida e as bordas erredondadas (para evitar danos no papel, durante o processo).

2º- Preparação da imagem. O positivo (do tamanho final desejado) é colocado sobre uma folha de gelatina que é fotosensivel, ou seja, de acordo com a luz que passa atravez do positivo sua consistencia se altera. Após um banho de bicromato de potassio, o conjunto seco é colocado sob uma fonte de luz ultra violeta.

3º- A folha gelatinosa e a placa de cobre são colocadas em um banho de agua morna, permitindo que a base de papel seja removida e a parte gelatinosa aderida a placa de cobre.

4º- Após seca, a placa leva um banho de cloreto de ferro(III). O engravamento é proporcional a espessura da camada de gelatina e a viscosidade do cloreto de ferro. O resultado é uma placa com varios "furos". durante a impressao, os furos mais profundos seguram mais tinta e transferindo esta para o papel, criando areas com tonalidades mais escuras.

5º- Finalmente, depois da lavagem da placa, uma tinta é espalhada em sua superficie e é cuidadosamente retirado o excesso. A placa é posicionada na prensa com um papel por cima, a prensa acionada e a imagem é criada. A placa de cobre pode ser reutilizada, basta adicionar mais tinta.

História:

Em 1829, dez anos antes Luis Daguerre ter anunciado a invenção da fotografia, ele formou uma aliança com Joseph-Nicéphore Niépce, quem fazia experimentos com materiais fotosensiveis desde a decada de 1810.

Niépce já havia experimentado antes e feito com sucesso a arte da litografia, em um retrato do cadinal d'ambroise. em uma placa coberta com asfalto. Mais tarde ele obteve com sucesso a promeira fotografia mostrando a vista da janela de sua casa, usando a mesma tecnica de litogravura.

Infelizmente, Niépce morreu em 1833, deixando Daguerre sozinho para procurar metodos de impressao e em 1840 ele desenvolve o que chama de Daguerreotypes (daguerreótipos)

Em 1852 foi descoberto que a gelatina com tratamento de bicromato de potassio é senssivel a luz e passa a ser usada como substituto so asfalto no processo inventado por Niépce.

Somente por volta de 1880 que a fotogravura é feita como conhecemos hoje, pois em 1879 que foi inventada, por Karl Klíc um pintor vianense, a tecnica de transferencia de uma imagem negativa para uma placa de cobre com o papel gelatinoso de carbono.

usada para gravuras em livros, mais tarde fotos naturalistas.

O livro de Alfred Stieglitz, Camera Work, elevou o reconhecimento da fotogrefia como uma forma de arte utilizando fotogravuras como forma de impressao.

Após o fim da segunda guerra, a fotogravura foi deixada de lado e desde então somente um pequeno grupo de pessoas utilzam tal metodo.

Conservação:

-Depende da composição do papel escolhido no processo de impressao.

-Manter em temperaturas abaixo de 20°C

-Longe de locais umidos

-Exposição a baixas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com