TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se Trabalhava a Mármore

Por:   •  7/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

 Vídeo 1 Esculturas em pedra mármore Carrara –M. Angelo

Miguel Ângelo ia as pedreiras de mármore, em Carrara, Itália, buscar material para as suas esculturas, pois eram nestas pedreiras que se encontrava a melhor mármore para esculpir, já que a pedra era de um branco puro e de  muito boa qualidade.

Antes da utilização de máquinas para se extrair a mármore da pedreira, tinha-se de se escavar a volta da pedra e colocar ripas de madeira, molhadas com água para expandir, para que ficassem fortes o suficiente para quebrar o mármore e o tirar do local. Como o mármore era difícil de transportar, algum do primeiro trabalho, de esculpir a pedra, era feito nas pedreiras. Depois desta primeira fase estar concluída transportava-se a pedra em barcos pelos rios.

O processo de esculpir exigia muito trabalho, já que as ferramentas usadas não eram elétricas. Inicialmente tirava-se o excesso de pedra que não se iria usar com uma marreta (se se cortasse mármore a mais ou se se rachasse o mármore ter-se-ia de se recomeçar tudo de novo), o próximo passo seria começar a dar forma a escultura utilizando ferramentas com dentes e mais tarde começar-se-ia a usar ferramentas  mais pequenas e mais finas para aperfeiçoar e dar mais detalhe a escultura. Depois de aperfeiçoada e pormenorizada a escultura é polida para ganhar mais luz e brilho.

Na escultura de Miguel Angelo, awakening slave, pode-se ver que a larga área que rodeia a figura é o que Miguel Ângelo começou por tirar para dar uma forma geral à escultura.  No braço esquerdo da mesma, consegue-se ver que o escultor usou uma das ferramentas com dentes, pois está a tentar dar forma a pedra, no peito consegue-se ver pequenas marcas dos dentes da ferramenta, mas as mesmas são muito pequenas já que o escultor está a tentar pormenorizar a escultura o melhor que consegue.

Trabalhar mármore é um trabalho muito complicado e muitas esculturas ficavam incompletas, pois eram difíceis de fazer, demoravam muito tempo e o preço do trabalho final não compensava todo o tempo gasto na mesma, o que provocava com que houvessem poucos artistas a utilizar a mármore como material.

Segundo Miguel Ângelo a escultura já se encontra dentro do bloco de pedra, tudo o que ele faz é libertar a mesma.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com