TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ser

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Como sobreviver ao mundo acadêmico

Jayslaine Oliveira de Almeida

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2. ed. São Paulo: Papirus,2008.112 p.

Luciano Amaral Oliveira é graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Letras e Linguística pela UFBA e doutor em Letras e Linguística pela UFBA. Atualmente é professor adjunto de Língua Portuguesa da UFBA. Atua principalmente nas seguintes áreas: leitura e produção textual, estudos críticos do discurso e ensino de língua portuguesa.

O livro “Manual de sobrevivência Universitária” está dividido em oito capítulos. O primeiro indica que o universitário precisa ser autônomo buscando conhecimento não só com os professores, mas também através de pesquisas, congressos, seminários, livros e enciclopédias e assim se tornar um profissional qualificado.

No seguinte, ele informa que é essencial que o aluno se concentre, tire suas dúvidas, organize-se e se empenhe na busca de aprender os métodos de aprendizagem facilitando a absorção do conhecimento. No terceiro, ele aborda a importância da apresentação oral, pois grandes partes das avaliações acadêmicas acontecem com as apresentações orais e para torná-las simples é preciso estudar o assunto antes de apresentar, dominando o conteúdo e também superar a timidez, garantindo assim uma boa apresentação.

No quarto, o autor discute e esclarece temas de dificuldades na vida acadêmica, ele traz as diferenças entre resenha, relatório, artigo e ensaio. O seguinte capítulo tem o objetivo de ensinar a elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), utilizando técnicas apropriadas que resultarão em pesquisa científica para compor o projeto. O sexto cujo tema é “Alguns comentários sobre a monografia”, aborda desde a definição à estruturação da monografia. Este tem como objetivo orientar o aluno na elaboração do TCC.

O sétimo trata da ABNT, que é uma norma que pode se espalhar por todas as áreas, a necessidade de padronização existe em todo o mundo. O oitavo finaliza com regras básicas comportamentais que os alunos devem seguir ao ingressar na academia. O autor apresenta ainda o que ele chama de “últimos toques”, ou seja, a chamada feita diariamente na academia exigida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o estágio como exigência curricular e o incentivo para que o estudante não pare na graduação.

Entre outras referências, o autor cita Umberto Eco, Paulo Freire, Maltoso Câmara e João Bosco Medeiros para fundamentar a sua abordagem. A partir do método indutivo, ele consegue expor com clareza todo o percurso feito pelo acadêmico.

O autor trabalha os conceitos respondendo interrogações feitas por acadêmicos em sua fase de contato inicial com o espaço universitário. Para que se tenha um bom desempenho acadêmico, é necessário seguir regras importantes, adquirir conhecimento e isso depende acima de tudo, de força de vontade e dedicação.

Essa leitura é recomendada para aqueles que ingressam no espaço universitário em qualquer área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com