TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convulsão

Por:   •  3/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 5

Convulsões:

Convulsão é um episódio de atividade sensora ou motorial autonômica anormal, em decorrencia de disparos súbitos excessivos de neurônios em parte do cérebro, ou em sua totalidade.Pode ser classificada de acordo com o modo que ocorre: crises parciais, em uma parte do cérebro, ou generalizadas, que envolve descargas no cérebro todo.

Na crise parcial simples, não há interrupção ou rebaixamento de nivel de consciencia, na parcial complexa a consciencia se altera.

As crises convulsivas são variadas , por hereditariedade ou adquiridas, mas sempre caracterizadas por disritmia nas células nervosas, onde há descargas anomais e não controladas, causando perda do tônus muscular ou movimentos, mudanças no humor e percepção sensorial.

Doenças Adquiridas que podem influenciar:

-Doenças Vasculares Cerebrais

-Hipoxemia

-Febre

-Lesões cranio encefalicas

-Hipertensão

-Infecções no SNC

-Condições metabolicas Toxicas

-Alegias

FONTE:Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica- SMELTZER, Suzanne , BARE ,Brenda,Vol 4, Rio de Janeiro Guanabara Koogan.

Cuidados Durante uma Crise Convulsiva:

Uma grande responsabilidade da enfermeira é observar registrar a sequencia de sinais.A natureza da crise geralmente indica o tipo de tratamento que é necessário (Rho,Sankar e Cavazos,2004).Antes da crise e durante, o paciente deve ser avaliado ,e são anotados os itens:

Pré crise ( se houve sensações diferentes, tremores, estimulos auditivos etc..).

Sensação de aura premonitória

A primeira coisa que o paciente faz durante a crise, onde se inicia a rigidez e movimentos, posição do olhar e da cabeça:

-Tamanho da pupila  e abertura ocular

-Incapacidade de falar durante convulsão

-Se dorme apos o episódio ou não

-Estado cognitivo

-Duração da crise

Além de fornecer dados sobre a convulsão, o cuidado de enfermagem é dirigido a prevenção de lesões e e prestação de apoio ao paciente, não apenas fisica como psicologica.Consequencias como ansiedade, constrangimento, fadiga e depressão  podem ser devastadores para o paciente.

FONTE:Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica- SMELTZER, Suzanne , BARE ,Brenda,Vol 4, Rio de Janeiro Guanabara Koogan.

Epilepsias:

A epilepsia é um grupo de sinfromes que se caracterizam por crises convulsivas não provocadas e recorrentes.

São CLassificadas pelos padrões que apresentam: idade que inicio, familia e tipo de crise, sendo mais comuns as generalizadas do que as parciais.Dividida em primaria quando a causa é idiopática e secundária quando a causa é conhecida e é um sintoma de outra comorbidade.

Afeta em torno de 3% das pessoas, alguns estudos monstam que a epilepsia ocorre por fator hereditrário , porém a causa das convulsões não é especificada em muitas pessoas.Pode decorrer de problemas durante o parto, asfixia neonatal lesoes cranio encefálicas e algumas doenças infecciosas, hereditariedade , toxicidade, febre e transtornos metabolicos

As mensagens do corpo são levadas aos neuronios atraves d sinapses que são as descargas de energia que ocorrem, esses impulsos acontecem de forma regular, de uma célula para outra sempre que recebe o estímulo de ação, algumas sinapses ainda são liberadas após a ação inicial ter sido realizada, na epilepsia há descargas indesejadas causando um desempenho irregular de todo o sistema, se essas descargas acontecem de forma repetida dá se a crise epilética.

Dependendo da localização dos neuronios onde ocorre as discargas, a crise epilética pode ser caracterizada apenas pela fixação do olhar ( crise de ausência) ou movimentos convulsivos prolongados com perda de consciencia.

O padrão inicial da crise pode indicar em qual regiao do cérebro se origina a convulsão.Nas crises parciais simples pode haver incidência de apenas um dedo da mão, ou pode haver espasmos na boca, a pessoa pode perder a capacidade de falar, ter visões, sentir odores ou paladares fora do comum sem perder o nivel de consciencia.

NAs crises parciais complexas a pssoa permanece imovel ou adota movimentos automatios de forma inadequada no tempo e espaço, pode apresentar emoções excessivas como medo, raiva ou euforia, a pessoa não se recorda quando inicia ou termina o episodio.

Nas crises generalizadas, há o envolvimento dos dois hemisferios cerebrais , com rigidez no corpo, seguido de relaxamento e contrações alternadas, a lingua é frequentemente mordida e pode haver perda do controle esfincteriano resultando em micção e evacuação durante a crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com