TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRECÇÃO

Seminário: DIRECÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

DIREÇÃO

A direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados,liderando-os e comunicando-se com eles. Os outros processos administrativos planejamento, organização e controle – podem ser vistos como interpessoais. Um gerente poderia praticá-los sozinho em seu escritório. Porém, liderar, ou a liderança, é diferente. A liderança refere-se ao processo interpessoal por meio do qual um gerente procura influenciar os empregados para que eles cumpram as tarefas. A liderança acontece não isoladamente, mas na inteiração. De todas as funções da administração, a liderança parece ser a mais estudada, e possivelmente a menos compreendida.

O modo pelo qual os gerentes lideram varia segundo pelo menos duas dimensões importantes. A primeira delas é o ponto até o qual o líder concentra-se nas pessoas que lidera, considerando seu sentimento e a qualidade de suas relações mútuas. Um líder assim é orientado para as pessoas e é descrito de diversas formas: democrático, permissivo, orientado para seus seguidores, participativo, ou bem-educado. A essência do estilo deste líder é a sensibilidade aos subordinados como pessoas.

A dificuldade que poderá, eventualmente, existir quando discutirmos as idéias é que, quando discordamos em algum ponto, você se sinta na obrigação de acatar a minha opinião, por eu ser seu chefe.

A segunda dimensão é o ponto até o qual o líder se concentra na tarefa a ser desempenhada, no progresso que esteja sendo feito e nas maneiras de cumprir o 12trabalho. Este líder é orientado para a tarefa e também tem diversas formas de caracterização como autocrático, restritivo, orientado para a tarefa, socialmente distante, diretivo, e estruturalista. A essência do estilo deste líder é uma preocupação excessiva com a tarefa em si própria e não com os trabalhadores como pessoas.

A liderança orientada para a tarefa freqüentemente está associada com produtividade. Porém, algumas espécies particulares da liderança orientada para a tarefa – a autocrática e a restritiva – tendem a estar divorciadas da produtividade.

Outros tipos particulares de liderança orientada para a tarefa – comportamento socialmente distante, diretivo e estruturalista – tendem a estar associados com a produtividade. A mesma tende a deprimir a satisfação e a coesão. Contudo, há uma exceção importante. A estruturação da tarefa do subordinado, no sentido de faze-lo saber o que dele é esperado tende a aumentar sua satisfação e coesão.

A importância do controle para a gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com