TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dodecafonica

Artigo: Dodecafonica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Artigo  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  394 Visualizações

Quais as transformações pelas quais passou?

A música de nosso século passou por inúmeras transformações. No início do séc. XX, Debussy ainda usava os sons musicais para sugerir imagens de um modo similar ao das pinturas impressionistas. Suas harmonias, embora inovadores, não representaram um grande desafio para o público. Verdadeiro choque veio com o baléA Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Com seu ritmo violento e "martelente" causou um verdadeiro impacto no público durante sua primeira apresentação em Paris. Simultaneamente, Arnold Schoenberg desenvolvia o seu sistema musical dodecafônico, música de doze tons, no qual o sentido de uma tonalidade é eliminado.

Mais tarde, outros compositores adotaram este sistema, como Karlheinz Stockhausen.

Um movimento posterior foi o da música aleatória, na qual os sons produzidos são escolhidos pelos músicos durante a execução (o compositor escreve somente indicações gerais) ou mesmo pelo acaso. O prIncipal compositor deste movimento foi John Cage.

Em suas composições ele usou toda espécie de som, do ruído estático de rádios e trechos falados gravados.

A corrente da música minimalista que surgiu no início da década de 60 traz a repetição, ou a variação gradual de um pequeno tema durante um longo período. Philip Glass, Steve Reich e Arvo Part estão entre os mais importantes compositores minimalistas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com