TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eero Saarinen

Dissertações: Eero Saarinen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

“The purpose of architecture is to shelter and enhance man’s life on earth and to fulfill his belief in the nobility of his existence.”

- SAARINEN, Eero

“O objetivo da Arquitetura é abrigar e melhorar a vida do homem na terra, e para cumprir a sua crença na nobreza de sua existência.”

- SAARINEN, Eero

SÃO PAULO

09/09/2013

Nascido na Finlândia, Eero imigrou com sua família para os EUA em 1923, estabelecendo-se em Michigan. Filho de Eliel Saarinen, famoso arquiteto e designer textil, trabalhou ao lado de seu pai como aprendiz na Cranbrook Academy o Art, co-fundada por seu pai, que havia projetado a maioria dos edifícios do campus, que hoje, é um marco histórico nacional. Foi em Cranbrook que Eero conheceu Charles Eames, o que deu início à sua carreira.

Em 1934, Saarinen se formou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Yale. Como sua carreira floresceu, ele foi criticado por mudar seu estilo de acordo com as necessidades e desejos do seu cliente. Ele via seus clientes como "co-criadores" e dedicou-se a quebrar os limites estabelecidos do modernismo, que ele chamou de "míseros ABC.”.

Após a morte de seu pai em 1950, Saarinen tornou-se o principal parceiro de Saarinen & Associates e o negócio prosperou - colocando-o na capa da revista Time em 1956. Tendo crescido no centro da expansão do pós-guerra da América, Saarinen criou um comunicação visual para os campos corporativos e universitários, incluindo a sede para John Deere, IBM e CBS, e edifícios para Vassar College, MIT e Yale.

Embora ele começou a desenhar móveis em sua adolescência, não foi até ele e Charles Eames ganhou o primeiro prêmio no Museu do Design Orgânica da Arte Moderna em Home Móveis competição em 1940 que ele foi levado a sério como um designer de móveis. Apesar de suas cadeiras nunca terem sido colocadas em produção, o reconhecimento lançou as carreiras de ambos os homens. Sua mesa Pedestal, Cadeira Tulipa, Cadeira Womb e assentos Executivos, tornaram-se ícones facilmente reconhecíveis do modernismo americano.

Sua carreira foi abruptamente enterrompida com sua morte prematura, em 1961, aos 51 anos, em uma cirurgia de tumor cerebral - coincidentemente, a mesma afliçãode sua esposa, uma década mais tarde. Seus parceiros no Saarinen & Associates, Kevin Roche e John Dinkeloo, completaram seus 10 projetos restantes. Em 2002, a Roche doou documentos e desenhos de Saarinen para a Biblioteca da Universidade de Yale.

__________________________MOBILIÁRIO

The Gateway Arch

O Gateway Arch é monumento de 192 metros em St. Louis, Missouri, revestido em aço inox e construído na forma de um arco de catenária achatado. É o mais alto monumento feito pelo homem nos Estados Unidos, o edifício mais alto acessível do Missouri, e o arco mais alto do mundo.

Construído como um monumento à a expansão para o oeste dos Estados Unidos, é a peça central do Memorial nacional da expansão de Jefferson, e se tornou um símbolo internacionalmente famoso de St. Louis.

O arco fica no local da fundação St. Louis ', na margem oeste do rio Mississippi. O Gateway Arch foi projetado por Saarinen e o engenheiro estrutural Hannskarl Bandel em 1947. A construção começou em 12 de fevereiro de 1963, e terminou em 28 de outubro de 1965, custando cerca de U$13 milhões na época - cerca de 94700 mil dólares em 2013. O monumento foi aberto ao público em 10 de Junho de 1967.

__________________________MOBILIÁRIO

WOMB™ OTTOMAN AND WOMB™ CHAIR

Em 1940, Saarinen e seu amigo Charles Eames levaram o primeiro prêmio no design orgânico em Home Móveis, no MoMA. Mais tarde, naquela década, quando Florence Knoll desafiou Saarinen para criar uma cadeira que ela poderia enrolar, ele tinha encontrado o candidato certo para a tarefa. A Womb Chair e Womb Ottoman (1946) tem uma forma envolvente que continua a ser uma das representações mais emblemáticos e reconhecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com