TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fdghsfdh

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

A primeira etapa de desenvolvimento do projeto teve como ambiente físico as dependências da própria Escola. Localizada no Município de Sapezal, zona urbana, onde apresentei aos alunos as ações que seriam desenvolvidas naquele período até o final do ano.

Sabendo-se que trabalharíamos em dias alternados, com leituras de textos de vários gêneros.

Este projeto foi planejado e aplicado para ser um suporte fora da sala de aula, ou seja, extra-classe como por exemplo, o envolvimento da família, pois ocasionaria também em ajuda mútua e aproximação entre familiares. É de conhecimento comum/popular que as famílias modernas não são mais formadas de pais e mães biológica dessa maneira, o projeto se aproxima de um ponto interessante da sociedade contemporânea que vem formando famílias de pais separados. As crianças nessas condições familiares; tem procurado se afirmar de alguma maneira dentro dessa nova formação familiar, expressando minha opinião, acredito que o “Leitura em Família”, ocasionou alguns singelo e até mesmo importantíssimos momentos familiares, porque houve instante que com certeza as crianças solicitaram ajuda do pai ou da mãe,e ainda de irmãos mais velhos. É muito importante a participação familiar para um aprimoramento da criança enquanto ser humano para conviver em sociedade, estreitar laços, sentir se parte dessa geração que é tão classificatória e seletiva.

O objetivo desse projeto foi o desenvolvimento intelectual, tanto escrito como oral. Para isso é preciso fomentar o gosto pela leitura, o ouvir o outro, a falar, a expressar-se.

Entretanto para se alcançar essa meta de trabalho; e para que ela funcionasse de acordo com o desejado foi confeccionado alguns materiais de apoio, tais como: mala de leitura toda decorada, dentro dessa mala havia um caderno com capa colorida e um livro de história. Essa mala iria para casa de cada aluno escolhido pelo docente; sendo que durante o período de aplicação do projeto procurou-se atingir cem por do público alvo, ou seja, os discentes.

Ao levar a mala pra casa a criança teria de dois a três dias para ler e escrever o relatório da história lida e trazê-la de volta, quando retornasse com a mala de leitura recontaria a história para os colegas. Após recontar a história, preenche-se uma tabela que é esquadrinhada com alguns itens fundamentais tais como: a data da leitura, nome da história, nome do aluno, de quem recebeu ajuda se do pai, da mãe, do irmão (ã) mais velho, se gostou da leitura. Essas táticas foram pensadas para se ter uma maior participação da família na vida escolar do educando. Principalmente para ampliar o vocabulário escrito e oral como já foi mencionado; sendo assim, contribuindo para o êxito do desenvolvimento da aprendizagem de cada discente.

De acordo com Freitas:

Historicamente, até o século XIX, havia separação das tarefas da família e da escola; a escola cuida do que se chamava ”instrução”, ou seja, a transmissão dos conhecimentos e conteúdos da educação formal e a família dedicava-se à educação informal: o que podia-se definir como o ensinamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com